Pesquisa no blog

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Um Jesus Severo, Fundamentalista e Extremista



]Gustave Doré - Jesus expulsando os vendilhões no templo[
INTRODUÇÃO:
Sinceramente há coisas que olhando para o Jesus do Séc. I, o Jesus Histórico, como alguns gostam de chamar, 
creio que não fazem qualquer sentido hoje para nós que vivemos no séc. XXI e principalmente do lado ocidental 
que ao longo do tempo temos aprendido a ser mais polidos e educados, não é mesmo?
Jesus deixa-me atónito com suas mensagens fundamentalistas e radicais, pois o vejo demasiadamente severo
 para com determinadas pessoas. Não Era uma pessoa complacente e por vezes até em seu ânimo perdia as estribeiras.


PORQUE FALO ASSIM?
Jesus chama a determinadas pessoas, nomes que poderia ser até admissível de qualquer outro, talvez, mas não

 de Jesus. Expressões como:

Hipócritas
Condutores cegos
Sepulcros caiados
Serpentes e raça de víboras
Isso tudo encontramos no texto de Mateus 23.13-33Como julgamos estas palavras em tempos hodiernos? 

Como e onde encontramos o amor de Jesus nestas palavras? Como julgaríamos se estas palavras fossem 
proferidas por algum pastor que surgisse do anonimato?




PODENDO FACILITAR

Cada vez que penso nas atitudes de Jesus leva-me a pensar como Ele poderia ter um final totalmente amistoso, não fosse o homem tumulento que foi em sua sociedade.

Ele poderia se tornar até popular, como seus irmãos até mesmo lhe aconselharam:
Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. 4 Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. (Jo 7.3,4)
Algumas vezes tentaram tirar-Lhe a vida pelas acusações que Ele fazia a determinado grupo de pessoas.
Não admira perguntarem-lhe: "...Com que autoridade fazes isto? e quem te deu tal autoridade?" (Mt 21.23)

Jesus com seu poder poderia ganhar muitas mais almas para o Reino, mas não! Começou logo a "malhar" no pessoal que o ouvia ao ponto de ofender a sensibilidade e a auto-estima das pessoas que ali estavam e que já eram consideradas seus discípulos. Talvez pensasse que jamais aquelas pessoas violariam seu compromisso com Ele. Ora, nada disso:

Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? (Jo 6.60)

Ainda para mais, quase que ia ficando sozinho, pois ainda em seu orgulho ainda virou-se para apenas os doze que lhe sobraram e disse:
"...Quereis vós também retirar-vos?"  (Jo 6:67)

Parece mesmo que Jesus era do tipo "durão" que não entrava de maneira nenhuma em conversações quanto a mudar um milímetro de sua missão e doutrina, mesmo que isso significasse perder todos os seus discípulos. Não admira que tivesse tantos problemas, e tão poucos que o queriam ouvir e seguir como Mestre. Ele fazia por isso!!


Repare novamente no extremismo de Jesus:
"E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;"  (Jo 2: 15)

Pergunto: Mas para que tanto exagero? Quer dizer, sai da sua terra, vai até Jerusalém para causar este problema? Como costuma-se dizer: Foi pior a emenda que o soneto
Será que não é muito melhor ir com calma e de forma pacífica resolver as situações. Onde está a compreensão e o amor de Jesus nesta situação. Será que Jesus, iria encontrar em alguns templo dos nossos dias estes vendilhões e seria capaz de fazer a mesma coisa?


NÃO FOI O ÚNICO
Parece que esta austeridade, radicalismo fazia parte também de João Batista:
"E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?"  (Mt 3:7)



Este também aconselhou o rei Herodes a não andar com a cunhada.
"Porque Herodes tinha prendido João, e tinha-o maniatado e encerrado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe;"  (Mt 14:3)
Quer dizer: Foi para a cadeia porque ao invés de se calar e pregar o Evangelho, não! Meteu-se onde não era chamado e acabou sendo decapitado:
"E, enviando logo o rei o executor, mandou que lhe trouxessem ali a cabeça de João. E ele foi, e degolou-o na prisão;" (Mc 6.27) (M ark 6:27)

Também vemos isto nos apóstolos:
"E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa."  (At 2:40)

Por esta e por outras razões a Igreja era perseguida:

"E POR aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar;" (Acts 12.1)


DECIFRANDO - O DESEJO DE NÃO DESEJAR
Eu compreendo e olho para este Jesus como aquele que não perdia tempo com quem realmente não deseja mudar de vida. O que Ele tempos atrás chamou de: Dar pérolas a porcos (Mt 7.6)

Também disse: "Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, 
não ouvem nem compreendem." (Mt 13:13). Parece que Jesus os estava comparando a um tipo de ídolo, 
que não tem vida em si mesmo e nada pode fazer pelos outros a não ser deixá-los cada vez mais cegos em 
seus próprios erros e enganos. Um cego guiar outro cego. (Mt 15.14)


NOSSA POSIÇÃO
Queiram-me desculpar grande parte da ironia que carrega este texto contudo creio que estamos 
atravessando uma era de "LOVE" onde tememos em não mostrar nosso amor aos homens e em 
nada tememos em estar quebrando as fronteiras da separação que deve haver entre aquele que teme 
a Deus e o que não serve. Está-se a perder esta clarividência. As igrejas estão perdendo estas diferenças, 
os cristãos estão também as perdendo. Já não mais incomodamos o mundo como deveríamos fazê-lo. 
O mundo já não mais nos odeia como Jesus falou. Tudo isso é fruto de um liberalismo religioso de 
um espírito ecuménico que nada tem a ver com os ensinamentos de Jesus Cristo, como nos mostra
 os exemplos já citados.
"Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que 
não o serve."  (Mal 3:18)
Muitas vezes nossa preocupação não está nas pessoas, mas connosco mesmos: nossa reputação,
 nosso reconhecimento e tememos perder o afagar delicado das mãos do mundo em nossas almas 
e corações.

Não, não pensem nem me interpretem mal, não estou querendo ser um revolucionário religioso, 
mas como gostaria de ter em determinados momentos, a mesma determinação que Jesus e os apóstolos
 que O seguiram tiveram.
Estamos demasiadamente afrouxados. Parece que estamos presenciando um baixar de braços e um
 tremer de joelhos desconjuntados. (Heb 12.12)

Oh, como precisamos de voltar nossos olhos para os exemplos bíblicos de verticalidade e compromisso
 sério.

Ainda há aqueles que estão comprometidos com a Verdade de Deus e com as Escrituras Sagradas, pois desejam acima de tudo receber e viver das palavras da vida eterna. (John 6.68)
Estamos nós mais comprometidos com a Verdade da Palavra ou com os Homens?
Lembremos o que disse o apóstolo Paulo:
"Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse
 ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo."  (Gal. 1:10)



Compare:
"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?
 Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."  (Tg 4:4)
 (James 4:4)



Pense nisso!!


Um comentário:

  1. Graça&Paz
    Agradeço-lhe o facto de ter publicado este artigo em seu blog. Espero também que tenha servido de grande benção.

    Abraços

    ResponderExcluir