Pesquisa no blog

domingo, 23 de janeiro de 2011

A espada e a roda de fiar - Paulo Brabo



 



EMBORA EU NÃO TENHA DITO CLARAMENTE, há algo sobre o assunto que o leitor de O Código Da Vinci poderia ter facilmente diagnosticado: muito genericamente falando, as religiõescirculares são femininas, as lineares masculinas.
Como eu ia dizendo, as religiões circulares definem-se pela sua reverência aos ciclos da natureza; celebram o circular, o cíclico, todos os aspectos da existência que oferecem a segurança de voltar sempre ao lugar de origem: o ciclo sem fim da abertura e da conclusão de O Rei Leão. E às mulheres cabem tipicamente os ciclosda reprodução, da menstruação, da produção de leite; o cuidar de filhos depois netos depois bisnetos.
As religiões lineares, em contraste, definem-se pela sua crença na singularidade do momento histórico; rejeitam a supremacia dos ciclos e enxergam a existência como um implacável avanço, fundamentado tanto na peculiaridade do passado quanto na segurança do futuro: é o povo de Israel recebendo no Sinai as tábuas da aliança, depois de ter escapado do Egito (passado) e rumando à Terra Prometida (futuro). E aos homens, como se sabe, pertencem tipicamente as guerras, os avanços amorosos e territoriais, as alianças, a retórica, a política.
Essa conclusão é talvez inevitável porque, vistos como arquétipos1 , as mulheres são tradicionalmente circulares e os homens lineares. Às mulheres pertencem o útero, a circular gravidez, a roda de fiar. Ao homem pertencem o pênis, a espada, a participação casual na fecundação.
Em conseqüência as religiões circulares, eminentemente femininas, tendem a ser matriarcais,enquanto que as lineares, eminentemente masculinas, tendem a serpatriarcais. As religiões circulares são sedentárias e caseiras, as lineares irriquietas enômades. As circulares são místicas, as lineares teológicas. As circulares buscam a doce familiaridade da partilha©, as lineares o risco das regras exigentes do jogo©. As circulares acolhem os ciclos em seu ventre, as lineares penetram o futuro com a sua espada.

2 comentários:

  1. Nossa que texto legal..adorei esse conhecimento das religiões..faz todo o sentindo..penso que o melhor é não ter religião apesar de sermos absorvidos por todas as influências que as cercam e permeiam nossas vidas, quase que inevitavelmente..É incrível!

    Shalaom pelo vínculo daquele que nos chama para amar!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o esclarecimento e se colocrmos as definições num grafico com um eixo vertical e horizontal, poderemos aproveitar a tendência feminina e masculina, retiraremos o melhor de cada como num grafico gerencial.

    Seria perfeito,
    Gostei do Blog. Irei voltar

    ResponderExcluir