Pesquisa no blog

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Solus Calvinus, Solus Arminius ou Sola Scriptura? -Ciro Sanches Zibordi

Solus Calvinus, Solus Arminius ou Sola Scriptura?






Fala-se muito, em nossos dias, a respeito dos chamados cinco solas, que são os princípios fundamentais oriundos da Reforma Protestante. Mas é importante observar que os tais princípios têm recebido diferentes interpretações.


Os cinco solas do calvinista: Sola fide (somente a fé). Solus Christus (somente Cristo). Sola gratia (somente a graça). Soli Deo gloria (glória somente a Deus). Sola scriptura (leia-se Solus Calvinus, isto é, somente a interpretação de Calvino é verdadeira). Este último tem influência sobre os outros solas, posto que eles devem ser entendidos à luz das Escrituras, e não segundo o calvinismo. Os calvinistas, infelizmente, têm errado, e muito, ao abraçarem cegamente conceitos antibíblicos (que eles consideram bíblicos) acerca das doutrinas da salvação, como já demonstrado neste blog.

Os cinco solas do arminiano: Sola fide (somente a fé). Solus Christus (somente Cristo). Sola gratia (somente a graça). Soli Deo gloria (glória somente a Deus). Sola scriptura (leia-se Solus Arminius, isto é, somente o pensamento de Armínio e de outros opositores do calvinismo). Este último sola tem influência sobre os outros, uma vez que eles devem ser entendidos à luz das Escrituras, e não de acordo com o arminianismo. Os arminianos também erram, posto que, ao se oporem às incongruências dos calvinistas, acabam supervalorizando a participação humana no recebimento e na manutenção da salvação.
Os cinco solas do cristão que de fato tem a Bíblia como a sua fonte primária de autoridade: Sola fide (somente a fé). Solus Christus (somente Cristo). Sola gratia (somente a graça). Soli Deo gloria (glória somente a Deus). Sola scriptura (Somente Escrituras). O salvo que respeita o primado da Bíblia Sagrada, haja vista considerá-la a sua regra de fé, de prática e de viver, reconhece que nem Calvino nem Armínio são os detentores da sã doutrina, e sim o Deus da Palavra e a Palavra de Deus. Afinal, a teologia é o que os teólogos dizem da Bíblia. E a Bíblia é a própria Palavra de Deus!

Em Cristo,
Ciro Sanches Zibordi


http://cirozibordi.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário