Pesquisa no blog

terça-feira, 14 de setembro de 2010

O perdido dentro de casa -Por Nilza Rangel


O PERDIDO DENTRO DA CASA


Assunto: Revelação da Parábola - “A dracma perdida”
Lucas - 15:8-10
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
A dracma era uma moeda equivalente ao denário, de pequeno valor. Para essa mulher, no entanto ela valorizava pequenas coisas, não importava o valor, mas que deveria ser procurado até se achar. Assim é a humanidade para Deus. Cada pessoa representa um valor para Ele. Assim como uma dracma.
O que a mulher precisou para começar a procurar a moeda que caiu e perdeu-se dentro de sua própria casa? Sua casa estava com muitas coisas que impedia a visão da mulher, seus olhos não enxergavam onde deveriam, estava tudo escuro. Precisava urgente de uma LUZ para recuperar sua dracma perdida.
Acender Uma Candeia – Sem a Luz na “candeia”,-no escuro- nada enxergamos. Precisamos de luz para que possamos nos orientar, ter visão, e sair em busca do que um dia perdemos.
O que perdemos? O que procuramos tanto sem nada ver? O que nos falta para obtermos uma Luz? Muitos estão procurando respostas dos seus problemas que não foram solucionados, porque falta-lhes uma visão, uma solução para resolvê-los.
JESUS, tem a solução para todos os  que n’Ele crêem  e, em Sua “Palavra”.  Porque ELE  é a Luz daqueles que  O  procuram.
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos.” (Salmo- 119:105).
Para recuperar o homem perdido que vivia em trevas, o Pai Celestial precisou acender a sua candeia e colocar nela fogo. Ele enviou a Sua “Palavra” que se fez carne e habitou entre nós: Seu Filho Amado- ( JESUS é a candeia e n’Ele há  a Luz do Pai)- colocou n’Ele os Sete Espírito Santo de Deus.( Isaías-11:1,2 e 3).
Apocalipse-1:4.
João - 1:4,5,9- 3:19- 8:12- 9:5-11:9- 12:35) – Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
João -12:46 – Eu sou a 
luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.


A mulher procurou diligentemente até encontrá-la. Acendeu a candeia, varreu a casa e procurou atentamente..(A fig: da mulher é o Espirito Santo).
E depois de acesa a candeia, tem que ter combustível- o “Óleo Puro”- para que  haja o fogo na candeia- “O Espírito Santo de Deus”- que ilumina e mostra o que está escondido, condições de ver a realidade que estava dentro daquela casa. E Jesus cheio do Espiro Santo começa seu ministério limpando o templo. (Lucas.19:45). Para que eles pudessem ter a visão, era só  varrendo toda a sujeira, que impedia de enxergar o que estava perdido.
A Palavra de Deus daria à Luz espiritual no interior da casa, de forma que começa a perceber o que havia de errado, abrir a visão na consciência dos homens de Deus, para poderem perceber o egoísmo, a inveja, o ciúme, a competição, a cobiça, e tantas outras coisas que representavam a sujeira do coração humano, tudo que tem que ser varrido, destruído e queimado. O Espírito Santo é o fogo, para queimar toda a sujeira, dentro, no interior da casa, e purificar toda alma. Fig. “A Santificação dos seres humanos.”
A diferença entre a parábola das cem ovelhas.
Na parábola das cem ovelhas, uma saiu da casa do seu pai e se perdeu, assim como o filho pródigo, fora do aprisco, no mundo de pecado. Mas a dracma se perdeu dentro da sua própria casa, ficando sem unção do Espírito Santo, sem Luz, sem direção. Encontrava-se em trevas e tinha  perdido o seu valor espiritual, pois estava se apagando. Assim como o filho mais velho da parábola do filho pródigo, junto com o pai tendo tudo para brilhar, e não tinha a luz da alegria dentro do seu coração, estava triste, apagado, não tinha visão espiritual, por causa do ciúme, do egoísmo, e do orgulho, que impedia ele de se alegrar com o pai que havia encontrado o filho que tinha se perdido e, foi achado.
Lucas -11:9-10 – E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.
Deus veio à procura do homem perdido no mundo, e os que se achavam perdidos dentro da sua própria casa. Ele desceu na Pessoa do Seu Filho, Jesus. Ele andou entre os homens, iluminou seus corações e os ensinou o caminho da restauração através 
do arrependimento, da confissão de pecado do perdão. Para aquele que saiu da casa do pai e se encontra perdido,  arrependa-se, e volte, creia que os seus pecados já foram perdoados em Cristo, pela fé. Ele está à sua procura e até que o encontre, creia, a alegria voltará ao seu coração!!! Acenda a sua candeia, valorize o Espirito Santo dentro de você, abra e leia a “Palavra” de Deus, e o Evangelho do Senhor Jesus Cristo. O Espírito Santo vai  iluminar o seu entendimento através da oração, da leitura e da meditação.
E, há aqueles que estão dentro da Casa do Senhor,  mas se encontram em pecado, com o coração angustiado e em trevas…
Varrer a casa: Ele quer limpar todos os pecados, que a “Palavra” começou a revelar no seu interior, na sua casa, sua alma. Persevere, não temas, seja determinado pela fé, não permita que obstáculos da dúvida, e do pecado, impeça-o de atingir o grande objetivo proposto em seu coração. A incredulidade é um sério obstáculo para impedir a Luz do Senhor entrar no seu coração, e impedir você de ver outros problemas que estão ocultos lá no íntimo da sua alma.
Apocalipse- 21:8 -Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Jesus vai tirar toda a sujeira de dentro de ti, e, limpar o seu coração, é só deixar a “Palavra”  iluminar você para que possa achar o Caminho de volta para Deus.
Sem arrependimento é difícil passar pela porta da salvação, é difícil encontrar o caminho de volta para a Casa do Pai. Para acender uma luz precisamos que a nossa lamparina se encha de azeite purificado, (consciência limpa) para ouvir a Palavra com entendimento vindo com a Luz do Espírito Santo que Ele está revelando, ouça o chamado,a voz do Senhor Jesus.
Ele bate à porta do seu coração, porque te ama e quer te dar Luz, é você que tem que abrir, e recebê-Lo!!! Jesus nunca vai arrombar a porta… Ele espera gentilmente a sua decisão, não deixe o Senhor esperando, corra e abra a porta para Ele!!!
Deus abençoe a todos!!!


 www.estudosbiblicosonline.com.br






Um comentário:

  1. Todos os dias Deus no chama, basta ter um coração preparado para atende-lo...
    Fique com Deus, menina Sabrina.
    Um abraço.

    ResponderExcluir