Pesquisa no blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

O que fazer quando não se sabe o que fazer


                                                   
                                                                2 Cr. 20:12 ( 2 Chr. 20:12 )
O rei Josafá está encurralado por adversários medonhos e insolentes. Uma grande multidão, fortemente armada estava pronta para atacar Jerusalém. Não dava tempo para reagir nem Josafá tinha recursos para resistir àquele aparato militar que pretendia varrer Jerusalém do mapa. Ao saber da tragédia, humanamente irremediável, Josafá teve medo e pôs-se a buscar o Senhor, convocando a nação para orar e jejuar. Em sua oração, o rei disse: "Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti"( 2 Cr. 20:12 ) Diante da situação tão desesperadora, Josafá admite sua incapacidade; reconhece que não sabe o que fazer, mas põe os seus olhos em Deus. Desse episódio podemos tirar quatro lições:
1. Quando você não souber o que fazer, busque a Deus em oração e jejum (2Cr 20.3) - Há momentos em que os problemas vêm sobre nós como uma torrente caudalosa, como uma avalanche avassaladora, como um terremoto assustador. Nessas horas, nossos recursos são absolutamente insuficientes para enfrentarmos a situação e nada podemos fazer senão recorrermos ao Deus do céu, e clamar por sua ajuda e socorro. A oração e o jejum são recursos sobrenaturais, são armas espirituais à disposição do povo de Deus. Quando agimos por nossa própria destreza e fiados em nossos próprios recursos, ficamos sujeitos a derrotas acachapantes. Mas, quando buscamos a Deus em oração e nos humilhamos sob sua onipotente mão, então, seu braço onipotente sai em nossa defesa e nos concede vitória.
2. Quando você não souber o que fazer, confie nas promessas de Deus (2Cr 20.4-12) – Não basta orar, precisamos orar como convém. Não basta pedir, precisamos conhecer aquele a quem pedimos. Josafá reconhece que Deus é o soberano Senhor nos céus e domina sobre todos os reinos da terra. Ele ora consciente de que nas mãos de Deus estão toda força e poder e não há quem lhe possa resistir. Quando compreendemos a grandeza de Deus, nossos grandes problemas se apequenam. Mas, Josafá deu um passo além em sua oração: ele fulcrou sua súplica nas promessas de Deus. Ao mesmo tempo em que buscou a Deus em oração, abriu as Escrituras para orar e fundamentar sua petição no alicerce firme das promessas de Deus. Oramos com eficácia quando ancoramos nossas petições nas promessas daquele que tem zelo pela sua Palavra e fidelidade em cumpri-la.
3. Quando você não souber o que fazer, ouça e obedeça a Palavra de Deus (2Cr 20.13-19) - Quando todos os homens, mulheres e crianças se reuniram para falar com Deus em oração, Deus se manifestou e falou com eles, trazendo-lhes sua Palavra. Por intermédio da oração falamos com Deus; por meio da Palavra Deus fala conosco. A Palavra divina que veio ao povo encorajou-o a não olhar para as circunstâncias e não temer as ameaças do inimigo. Deus lhes acalmou o coração dizendo que pelejaria por eles e lhes daria a vitória. A Palavra gerou fé no coração deles e tirou seus olhos do problema para colocá-los no Deus que está acima e no controle da situação.
4. Quando você não souber o que fazer, louve a Deus com confiança (2Cr 20.20-30) – Quando o povo ouviu a voz de Deus, o medo foi substituído pelo louvor. Eles enfrentaram os exércitos inimigos não com armas carnais, mas com louvor. Eles não louvaram depois que o inimigo foi derrotado; louvaram para derrotar o inimigo. O louvor não é apenas conseqüência da vitória, mas é a causa da vitória. "Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o Senhor emboscada contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados" (2Cr 20.22). O louvor é o brado de triunfo dos filhos de Deus no campo de batalha. Quando os problemas parecerem insolúveis, faça o que fez Josafá: ore, jejue, obedeça, e louve ao Senhor, e o inimigo será desbaratado.
Rev. Hernandes Dias Lopes
Conteúdo relacionado:
  1. O que fazer quando a alegria está acabando no casamento?
  2. O que fazer quando a família sob o ataque do inimigo
  3. Quando Deus não responde as orações
  4. Quando o fracasso não tem a última palavra
  5. Quando Deus responde não


6 comentários:

  1. Olá Irmão Iveraldo,
    Paz!!!

    Eu amo esta palavra de 2 Cron. (Josafá), pois nos traz exemplos eternos.

    Deus abençoe,
    Suely

    ResponderExcluir
  2. Amem. Sempre confiar q DEus tem o cobtrole

    ResponderExcluir
  3. Iveraldo sósia do meu papai, como vai?!rsrsrs

    Um dia vcs precisam se conhecer...

    O que fazer quando não se sabe o que fazer?

    Continuar caminhando no que já sabemos, sem ficarmos obturados para novas possibilidades do insight da GRAÇA, que nos é revelada progressivamente na caminhada da vida.

    Gosto do Hernandes, um cara coerente.

    Um ABRAÇÃO IRMÃOZÃO,

    Franklin

    ResponderExcluir
  4. OI irmão Iveraldo dicas preciosas para guardamos no coração!!Vou estacar essa aqui:
    Quando você não souber o que fazer, louve a Deus com confiança!!

    Uma boa noite e fique na paz!!

    ResponderExcluir
  5. OI irmão Iveraldo,sim amigo agora são três blog!! Obrigada por sua visita e por esta seguindo um dos mais novo blog, seja bem-vindo e muito bom receber a sua visita. Fico feliz de ver alguns amigos do vivendo pela palavra lá no seu blog e das mesma forma os seus amigos nele.Que possamos continuar glorificando o nosso DEus através desses trabalhos.

    Uma boa noit

    ResponderExcluir
  6. A paz querido. Que bom receber sua visita! Volte sempre.

    Quando não sabemos o que fazer não devemos tomar nenhuma decisão. Devemos orar. Nosso Pai que está no céu conhecendo todas as nossas necessidades e dificuldades nos dará o escape, desde que confiemos em seu socorro sempre presente. Parabéns pelo texto, sempre nos trás mensagens edificantes.

    Deus te conceda ricas bençãos dos céus.

    Missionária Cleusa Klein

    ResponderExcluir