Pesquisa no blog

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ascensão social reduz evangélicos, diz líder da CNBB.




MATHEUS MAGENTA
ENVIADO ESPECIAL A APARECIDA (SP)

O novo presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), d. Raymundo Damasceno Assis, disse ontem que a ascensão social de quase 30 milhões de pessoas nos últimos anos as tornou mais "críticas".

CNBB critica STF por reconhecimento de união gay
Raymundo Damasceno é escolhido novo presidente da CNBB


Por conta disso, disse, a presença evangélica na população do país teria caído.

"Elas começam a ler mais, a estudar mais, e por isso são mais críticas em relação a muitas posturas hoje na sociedade", afirmou, após o encerramento da 49ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).

D. Raymundo Damasceno Assis não soube precisar a fonte das informações, mas afirmou que a nova classe média, ao mesmo tempo em que se afastou das igrejas evangélicas, se aproximou da Igreja Católica.

Segundo o Datafolha, a população católica perdeu fieis na última década, enquanto a população evangélica cresceu.

Ontem, ao tomar posse como presidente da CNBB pelos próximos quatro anos, ele assumiu como principal desafio fortalecer o papel missionário da Igreja Católica no país.

D. Raymundo Damasceno Assis disse que as paróquias precisam sair do "comodismo" e buscar fieis.

Atualmente, o principal alvo da Igreja Católica são os jovens. Uma das estratégias para conquistá-los é o uso da internet e das redes sociais, como defendeu o cardeal d. Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, em entrevista durante a assembleia.

Já d. Raymundo Damasceno aposta fichas também na escolha do Brasil para sediar a jornada mundial da juventude em 2013, que terá a presença do Papa Bento 16.

CONCILIADOR

Segundo bispos ouvidos pela reportagem, a escolha de d. Raymundo Dasmasceno como presidente da CNBB se deu principalmente por seu perfil conciliador.

Questionado pela Folha sobre o governo Dilma Rousseff, ele afirmou que avalia positivamente a gestão dela e a caracterizou como uma pessoa "discreta", que só aparece "nos momentos mais importantes".

"São personalidades diferentes", disse, ao ser questionado se a afirmação era uma crítica ao ex-presidente Lula.

O presidente da CNBB não quis comentar a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que equiparou a união civil homoafetiva à heterossexual, na semana passada.

D. Raymundo Damasceno Assis afirmou que sua opinião era a mesma que a explicitada pela CNBB em nota. A entidade disse que o Supremo ultrapassou "os limites de sua competência" e que a decisão cabia ao Congresso.


Danilo Verpa/Folhapress
D. Raymundo Damasceno Assis foi eleito o novo presidente da CNBB para um mandato de quatro anos
D. Raymundo Damasceno Assis foi eleito o novo presidente da CNBB para um mandato de quatro anos


http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2011/05/14/ascensao-social-reduz-evangelicos-diz-lider-da-cnbb.jhtm


(Destaque: A tua palavra é a verdade)

Um comentário: