Pesquisa no blog

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Quem falou que você é um deus?

  

Quem falou que você é um deus?
  

Hoje em dia é normal escutar em alguns círculos cristãos que podemos nos tornar deuses. O que antes costumava ser dito no recôndito das seitas heréticas, agora está sendo declarado publicamente por muitas das principais linhas do Cristianismo. Existe um filme intitulado “Os Fabricantes de Deuses” , o qual foi distribuído e apresentado nas igrejas, alguns anos atrás, criticando o ensino desta heresia pela Igreja Mórmon. Infelizmente, este é exatamente o mesmo ensino promovido em vários púlpitos e por muitos pastores evangélicos televisivos, nas três Américas...
Será que a Bíblia ensina que somos ou que seremos deuses? Os que ensinam isso estão usando João 10:34: “Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?” como base bíblica para tal crença.
        Vamos estudar o contexto desta passagem, para ver se Jesus estava dizendo aos judeus (os quais estavam a ponto de apedrejá-lo) que eles eram ou não eram deuses. Quando lemos os versos precedentes, ficamos sabendo o porquê da frase de Jesus [os líderes da fé/prosperidade costumam usar textos fora do contexto para respaldar suas heresias]: Verso 24:  “Rodearam-no, pois, os judeus, e disseram-lhe: Até quando terás a nossa alma suspensa? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente”. Verso 25:Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim”. Verso 26: “Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito”. Verso 27: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; Verso 28: Os judeus estavam exigindo que Jesus lhes dissesse se Ele era realmente o Cristo (Messias). Ele lhes respondeu dizendo que Ele era Aquele que dava a vida eterna: “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão”. Verso 29:  “Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai”, Verso 30: “Eu e o Pai somos um”. Verso 31: “Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar”. Verso 32: “Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?”  Verso 33:  “Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo”. Jesus respondeu: (Verso 34): “Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?”.
            Os judeus estavam totalmente certos, quando afirmaram que um simples homem não pode ser Deus, mas tendo em vista que Jesus Cristo é Deus, isso não poderia ser uma blasfêmia. Jesus estava apenas citando o Salmo 82:6: “Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo”. Este verso é melhor compreendido, quando se lê 1 Samuel 8:4-7: “Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, e disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações. Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR. E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles”.
        Vemos aqui que judeus desejavam ser seus próprios deuses, tendo sido esta a primeira mentira de Satanás a Eva, conforme Gênesis 3:5: “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal”.
         O desejo de se tornar igual a Deus foi o motivo da queda de Satanás e não é de admirar que ele continue tentando fazer o homem cair no mesmo pecado, compartilhando o desejo de se exaltar acima de Deus, conforme Isaías 14:13-14. Satanás contou uma meia verdade (como tem sido sempre a sua maneira de agir), pois em Gênesis 3:22, lemos que Deus disse: “Eis que o homem é como um de nós...” (referindo-se à Trindade) “sabendo o bem e o mal...” A verdade é que o homem conhece a diferença entre o bem e o mal, exatamente como Deus, mas Deus odeia o mal e ama o bem, não podendo ser tentado pelo mal. Enquanto isso, o homem não apenas é tentado pelo mal como também ama o mal, sem nada poder fazer para evitar isso. A razão é porque ele não é Deus e jamais poderá ser Deus. Se o homem fosse Deus, ele jamais seria capaz de fazer o mal, porque Deus é perfeito... Deus é amor. Por isso o homem nasce e morre com uma tendência insopitável de praticar o mal. Ele foi criado à imagem de Deus e uma imagem é apenas uma imagem, um mero reflexo da coisa real, e jamais pode ser real. Quando Deus nomeou reis para dirigir a nação de Israel,  estes eram apenas os seus representantes para governar como deuses, mas nunca seriam deuses de fato. Saul, Davi e todos os que vieram em seguida, eram homens pecadores, incapazes de fazer exclusivamente o bem. O homem nasce, cresce e morre como homem. Ele nunca foi Deus, jamais será um deus e somente pela infinita graça e misericórdia de Deus ele pode ser declarado justo e ter em certos casos o privilégio de ser um representante de Deus na terra, para depois gozar eternamente a bem-aventurança por Deus outorgada, através do sacrifício vicário de Cristo na cruz.  Foi o que Jesus quis dizer aos judeus em João 10:34. Isso não foi um elogio, mas uma admoestação. Quem usa e ensina esta Escritura como sendo uma prova de que o homem pode ser um deus está ensinando heresia e praticando uma blasfêmia.
        Se você, meu irmão, foi apanhado na armadilha desta heresia satânica, ore para que o Espírito Santo venha  convencê-lo deste pecado, a fim de que, pela justiça divina,  você não venha, futuramente,  a enfrentar um severo juízo. Este ensino é a base dos gurus da Nova Era, os quais estão preparando o mundo para ser governado por um homem diabólico, “o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2 (Tessalonicenses 2:3-4) e todos os que entram nesse engodo estão fadados a sofrer nas mãos desse monstro, por alguns anos, para depois sofrer os horrores da morte eterna, onde todos  serão deuses em ebulição, quando estiverem mergulhados no Lago de Fogo, sem a menor perspectiva de conhecer o único, eterno e absoluto Deus verdadeiro, Aquele que não divide a Sua glória com as criaturas.

Mary Schultze, 10/08/07
Artigo inspirado não trabalho “Ye Are Gods?”, da Open Arms Internet Ministry http://www.oaim.org/gods.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário