Pesquisa no blog

Carregando...

sexta-feira, 4 de março de 2011

Gentileza



Gentileza


Marisa Monte

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca
Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza
Por isso eu pergunto
À você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria
O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o Profeta


(veja o vídeo)


http://www.youtube.com/watch?v=4OoTvxclld0&feature=player_embedded

Profeta Gentileza - Gentileza Gera Gentileza - a história do profeta

O Profeta Gentileza ou José Agradecido" foi figura marcante no Rio de Janeiro e em algumas cidades do Brasil por onde passou.
Leia que vale a pena
Um pequeno resumo da vida de Gentileza.
O nome de “Profeta Gentileza” foi ganho porque vivia pregando o amor, a paz e jamais dizia a palavra “obrigado”, pois dizia que obrigado vinha de obrigação e preferia dizer “agradecido” e falava sempre “por gentileza”.
Ele era um empresário de transportes quando no início da década de 60 um circo pegou fogo em Niterói vitimando centenas de pessoas dois dias antes do Natal. Gentileza naquele dia disse ter ouvido “vozes” mandando largar o capitalismo e todo apego material.
O futuro profeta então pega um dos seus caminhões e parte rumo a Niterói e durante anos fez das cinzas e das marcas do incêndio no chão, uma plantação de flores.
Durante anos Gentileza passa a pregar nas barcas Rio-Niterói e deixa uma marca para sempre na cidade. Gentileza pinta mensagens de paz, amor e gentileza nas pilastras do Viaduto do Caju – o lugar mais cinza, feio e sem vida da cidade. Avenida do cemitério até a Rodoviária fica com seus dizeres marcantes pintados em preto, verde, amarelo num fundo branco. As mensagens são pintadas no alto para serem lidas pelas pessoas mais humildes que chagam de ônibus da baixada e de Niterói.
Muitos estranham a forma singular de sua escrita e não entendem até hoje, mas ele escrevia muitas palavras de forma diferente. Amor com um R era amor material Amorrr com três R era um R do Pai, um R do filho e um R do Espírito Santo.
Gentileza vai pintando as dezenas de pilastras da avenida e acaba por promover uma das maiores intervenções urbanas de arte na cidade do Rio de Janeiro.
Um certo dia as “autoridades” mandam cobrir todo o trabalho de Gentileza com tinta cinza.
Só aí então as pessoas acordam surpresas com a reação da sociedade, pois cada um pensava que só ele gostava de ler as mensagens de Gentileza.
Pessoas então de destaque se levantam contra a violência das autoridades de apagar o trabalho e a “Arte de Gentileza”.
...
- O profeta Gentileza hoje é nome da Praça da Rodoviária, bem ao lado de sua arte restaurada.
- Sua vida vira filme,livro e tese em faculdades.
- Uma ONG é criada no Rio – Rio de Gentileza.
- A Escola de Samba Grande Rio faz de Gentileza seus Enredo através das mãos de Joãozinho Trinta.
- Mas talvez a homenagem mais famosa seja a música Gentileza de Marisa Monte.
♪ ≡ ♫ = ♪ = ♫ ≡ ♪ = ♫
[♪] Música do Dia – Marisa Monte 
http://www.youtube.com/watch?v=4OoTvxclld0



Profeta Gentileza



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Profeta_Gentileza

Retrato do Profeta Gentileza (intervenção urbana na zona portuária do Rio de Janeiro)





4 comentários:

  1. Não conhecia essa musica e vendo na internet foi em homenagem ao senhor Gentileza,o homem que ele pintava as pilastras com frase sobre o amor, paz. Uma coisa que achei interessante na historia dele é que : Um certo dia as “autoridades” mandam cobrir todo o trabalho de Gentileza com tinta cinza.
    Só aí então as pessoas acordam surpresas com a reação da sociedade, pois cada um pensava que só ele gostava de ler as mensagens de Gentileza. Pessoas então de destaque se levantam contra a violência das autoridades de apagar o trabalho e a “Arte de Gentileza”.(Fonte: http://www.flickr.com/photos/claudiolara/721588238/). A historia dele dar para tirarmos algumas lições; Gentileza gera gentileza e que as vezes as pessoas as pessoas acham que seu trabalho não influencia outros, mas influencia e faz a diferença.

    Um bom dia meu amado irmão!!!

    ResponderExcluir
  2. E esta diferença a qual o comentarista acima se refere é que faz o mundo crescer.
    Paz e bem Iveraldo

    ResponderExcluir
  3. Irmão, sou um leitor assíduo deste blog e de outros, mas hoje estou intristecido. Ao fazer algumas pesquiza na internet, dei de cara um um blog chamado Confraria dos pensadores fora da gaiola. Eles postam textos para crentes e para ateus, e um desses textos chamava a gente Povo de Deus, de covarde. Tinha até palavras de baixo calão.

    Tentei até fazer um comentário lá, mais fui envergonhado por que me falta conhecimento da palavra.

    Gostaria que o senhor ou alguns dos irmãos que frequantam este blog, dessem uma olhada nas barbaridades que eles falam de nós crentes.

    O link do blog é

    http://cpfg.blogspot.com/2011/03/ateu-x-crente-repente.html

    A paz do Senhor à todos

    ResponderExcluir
  4. Olá irmão 'anônimo' Graça e paz.

    O seu comentário enriquece meu blog e sinto-me honrado com a sua visita , decidi publicar só o que edifica e nunca entro em discussões que não levam à nada, meu tempo é precioso , não posso e nem tenho mais idade para isso, (não sou tão jovem quanto o pessoal de lá).

    Estive visitando o blog que o irmão citou e não tive tempo ainda para ter um parecer sobre o C P F G, (SIGLA DO TAL BLOG), este ultimo post deles "sou ateu graças a ..." é RIDICULO!, assim como tantas outras coisas que vi por lá ...

    O evangelho do reino NÃO precisa ser defendido assim como a palavra de DEUS, eles se auto- defendem, o Senhor Jesus disse em Mateus 12:36 Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo.

    Mateus 12:37 Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.

    Gostaria muito de entrar em contato com o irmão por e-mail, entre em contato comigo: iveraldopereira@gmail.com

    Seu conservo,

    Iveraldo Pereira.

    ResponderExcluir