Pesquisa no blog

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Sinais do Homem Espiritual – A. W. Tozer




O conceito de espiritualidade varia entre os diversos grupos cristãos. Em alguns círculos, a pessoa que fala incessantemente de reli¬gião é julgada como sendo muito espiritual. Outros aceitam a exuberância ruidosa como um sinal de espiritualidade, e em algumas igrejas, o homem que ora em primeiro lugar, por mais tempo e mais alto consegue uma reputação de ser o mais espiritual na assembléia.

Um testemunho vigoroso, orações freqüentes e louvor em voz alta podem entrosar-se perfeitamente com a espiritualidade, mas é importante entendermos que em si mesmos eles não constituem nem provam a presença da mesma.

A verdadeira espiritualidade manifesta-se em certos desejos dominantes. Eles são desejos sempre presentes, fixos, suficientemente poderosos para dominar e controlar a vida da pessoa. Para facilitar, vou mencioná-los, embora não me esforce para decidir sua ordem de importância.

1. Primeiro, o desejo de ser santo em lugar de feliz. A busca da felicidade, tão difundida entre os cristãos que professam uma santidade superior é prova suficiente de que tal santidade não se acha presente. O homem verdadeiramente espiritual sabe que Deus dará abundância de alegria no momento em que possamos recebê-la sem prejudicar nossa alma, mas não exige obtê-la imediatamente.


2.       O indivíduo pode ser considerado espiritual quando quer que a honra de Deus avance por meio de sua vida, mesmo que isso signifique que ele mesmo tenha de sofrer desonra ou perda temporárias. Um homem assim ora: "Santificado seja o teu nome", e acrescenta baixinho: "Qualquer seja o custo para mim, Senhor". Ele vive para honrar a Deus, através de uma espécie de reflexo espiritual. Cada escolha envolvendo a glória de Deus, para ele já está feita antes de apresentar-se. Não é necessário que debata o assunto em seu íntimo, pois nada há a discutir. A glória de Deus é necessária para ele; ele a aspira como alguém sufocando-se aspira o ar.

3.       O homem espiritual quer carregar a sua cruz. Muitos cristãos aceitam a adversidade ou a tribulação com um suspiro e as chamam de sua cruz, esquecendo de que tais coisas podem acontecer tanto a santos como a pecadores. A cruz é aquela adversidade extra que surge como resultado de nossa obediência a Cristo. Esta cruz não é forçada sobre nós; nós voluntariamente a tomamos com pleno conhecimento das conseqüências. Nós decidimos obedecer a Cristo e fazendo essa escolha, decidimos carregar a cruz.
Carregar a cruz significa ligar-se à Pessoa de Cristo, ser fiel à soberania de Cristo e obediente aos seus mandamentos. O indivíduo espiritual é aquele que manifesta essas características.

4.       O cristão espiritual é também aquele que tudo observa sob o ponto de vista de Deus. A capacidade de pesar tudo na balança divina e dar-lhes o mesmo valor dado por Deus, é o sinal de uma vida cheia do Espírito.
Deus olha para tudo e através de tudo ao mesmo tempo. Seu olhar não repousa sobre a superfície mas penetra até o verdadeiro significado das coisas. O cristão carnal olha para um objeto ou uma situação, mas pelo fato de não ver através dela fica entusias¬mado ou deprimido pelo que vê. O homem espiritual tem capacidade para ver através das coisas como Deus vê e pensar nelas como Ele pensa. Ele insiste em ver tudo como Deus vê, mesmo que isso o humilhe e exponha a sua ignorância até o extremo de fazê-lo sofrer.

5.       Outro desejo do homem espiritual é morrer retamente em lugar de viver no erro. Um sinal seguro do homem de Deus ama¬durecido é de sua despreocupação com a vida. O cristão terreno, consciente do corpo, olha para a morte com terror no coração; mas à medida que continua vivendo no Espírito torna-se cada vez mais indiferente ao número de anos que vai viver aqui embaixo, e ao mesmo tempo cuida cada vez mais do modo como vive enquanto está aqui. Não irá comprar alguns dias extra de vida ao custo da transigência ou fracasso. Quer acima de tudo ser reto, e fica feliz em deixar que Deus decida quanto tempo deve viver. Ele sabe que pode morrer agora que está em Cristo, mas sabe que não pode agir erradamente, e este conhecimento torna-se um giroscópio que dá esta-bilidade aos seus pensamentos e seus atos.

6.       O desejo de ver outros progredirem com sua ajuda é outro sinal do homem que possui espiritualidade. Ele quer ver outros cris¬tãos acima de si e fica feliz quando estes são promovidos e ele negligenciado. Não existe inveja em seu coração; quando seus irmãos são honrados fica satisfeito, por ser essa a vontade de Deus e essa vontade é seu céu na terra. O que é agradável a Deus lhe dá também prazer, e se for do agrado de Deus exaltar outrem acima dele, satisfaz-se com isso.

7.       O homem espiritual faz no geral juízos eternos e não temporais. Pela fé supera o poder de atração da terra e o fluxo do tempo e aprende a pensar e sentir como alguém que já deixou o mundo e foi juntar-se à imensa companhia dos anjos e à assembléia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus. Um homem assim preferiria ser útil e não famoso, servir em lugar de ser servido.

Tudo isto se realiza pela operação do Espírito Santo que nele habita. Homem algum pode ser espiritual por si mesmo. Apenas o Espírito da liberdade pode tornar o homem espiritual.


7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A PAZ DO SENHOR!
    Respondendo o comentário que o senhor colocou em meu blog, isso é verdade muitos estão defendendo as placas de suas igrejas, esquecendo de defender o mais importante a Palavra de Deus, lêem mas não a cumprem, é a mesma coisas nós com os blogs entramos olhamos mas não lemos o conteudo. Deus não quer que sejamos assim com sua Palavra mas que venhamos ler e praticar. Sabemos que não devemos defender as placas de nossas igrejas, porque eu sei que igreja não deveria ter nomes(denominações) isso é invenção do homem, ou o senhor acha que Deus está permitindo estas divisão toda, dissenções no meio de seu povo? (1Co 10-13) E o senhor vê que no passado era nome dos lugares, como igreja que está em Antioquia (Atos 13:1) E muitos outros nomes que estão na Bíblia, NÃO SEI SE O IRMÃO VÊ DO MESMO JEITO QUE EU VEJO e ACREDITA NO QUE EU DIGO, POIS EU ME BASEIO EM TUDO NA BÍBLIA. Deus te abençoe tenha uma ótima quarta feira cheia de paz e esperança na presença do SENHOR JESUS.

    ResponderExcluir
  3. Paz,amado irmão Everaldo,
    Obrigado por postar essa mensagem tão edificante,foi um presente ler hoje aqui.
    Que o Senhor continue abençoando sua vida e família!!

    ResponderExcluir
  4. A PAZ!!Neste Natal o meu maior desejo em 2011 para sua vida é a sua salvação. As pessoas podem te desejar um bom 2011 eu quero te desejar uma boa vida eterna.
    Feliz Natal!!!
    O SENHOR te abençoe e te guarde; O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. PAZ AMADO.

    Passei para te desejar um FELIZ NATAL e um próspero ANO NOVO,que DEUS de tudo o que sonha o teu coração, seja abençoado tu e tua casa..abraços da CRIS GONÇALVES.

    "NNCA TE ESQUEÇA VOCÊ É MUITO ESPECIAL PARA DEUS"

    ResponderExcluir
  7. PAZ DO SENHOR IRMÃO!!

    ESTOU PASSANDO EM SEU ABENÇOADO BLOG PARA DESEJAR UM FELIZ NATAL COM MUITAS ALEGRIAS E VITÓRIAS.

    Abrços
    Suely

    ResponderExcluir