Pesquisa no blog

quinta-feira, 8 de julho de 2010

DISCIPULADO CRISTAO

DISCIPULADO CRISTAO




Uma reflexão bíblica sobre o real significado de ser discípulo cristão



Postado por Eliseu Antonio Gomes em 4 setembro 2009 às 5:30



Na Bíblia Sagrada, existe o registro nos apontando onde foi usado pela primeira vez o vocábulo cristão, Lucas narra em Atos 11.26 que após Estevão ser martirizado os discípulos de Jesus andavam dispersos, equivocados, pregando o Evangelho só aos judeus, e foi justamente neste período de falta de foco na missão de ir falar do amor de Deus indistintamente , judeus e não-judeus, que eles foram chamados de cristãos em Antioquia (Atos 11.26).



Assim sendo, vemos que ser cristão não é selo de perfeição. Justo no momento em que os discípulos faziam acepção de pessoas, surgiu a conotação cristãos!



Deste episódio interessante, podemos refletir que para ser um cristão, primeiro, é preciso ser reconhecido como discípulo de Cristo.



Jesus nos deu a definição completa do que vem a ser o verdadeiro discípulo.



Discípulo é toda pessoa que por vontade própria recebe instrução, acata conselhos e imita outrem. Ser um discípulo de Jesus Cristo é aceitar todas as suas disciplinas e seguir à risca os seus exemplos, por amor. Nem todos que crêem em Jesus são seus discípulos.



Três versículos nos capacita a discernir quem são os discípulos de Jesus, os cristãos verdadeiros:



• João 8.31 - "Jesus dizia aos judeus que haviam crido nele: Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".



• João 14.15 - "Se me amardes, obedecereis aos meus mandamentos".



• João 14.23 a, 24 a - "Se alguém me amar, obedecerá à minha palavra... Quem não me ama não obedece às minhas palavras...".



Qual é a palavra, qual é o mandamento, ou regra, que os discípulos de Jesus devem obedecer ? É o mandamento do amor. O crente que é discípulo age em amor. Ama a Deus; ama os amigos; ama os inimigos (Deuteronômio 6.5; João 15.12,17; Mateus 5.44).



A Bíblia explica a Bíblia



Se nos detivermos no contexto em que Jesus Cristo proferiu essas instruções, veremos o que Ele realmente combatia e teremos a ampliação do nosso entendimento sobre o que representa ser um cristão, um verdadeiro discípulo. Jesus repudiava com veemência práticas altamente reprováveis dentro do seleto grupo dos doze homens que o seguiam de perto.



Lucas 9.52-55: O verdadeiro discípulo cristão é tolerante, não é vingativo.



Certa vez, alguns do grupo dos doze discípulos iam a frente de Jesus, por determinação dEle, para encontrarem uma pousada onde pudesse pernoitar, e passaram pelo povoado dos samaritanos, que os hostilizaram muito, por conta de uma rixa religiosa, porque reconheciam que eram judeus. Muito indignados, equivocados com o que vem a representar o papel um discípulo de Jesus, como até o dia de hoje muitos o são, João e Tiago tiveram a brilhante idéia de imitar o profeta Elias, orar e pedir a Deus para descer fogo do céu para consumir a todos daquela localidade. Foram repreendidos: “O Filho do Homem veio para salvar e não para matar” .João acatou a repreensão de Cristo com inteireza de coração, entre os doze discípulos, ele foi o homem que mais recomendou a prática do amor a Deus e ao próximo em todo o seu ministério.



O verdadeiro discípulo tem por objetivo ser servo de todos e não ser servido de todos.



Em outra ocasião, este grupo dos doze, deixando Jesus à parte, discutiam entre si qual deles deveria ser o maior, isto é o mais importante, o líder do grupo. Embora posto para fora do debate, Jesus estava ciente da porfia e emulação causadora do conflito amiúde e os repreendeu com palavras e aula prática: “Quem quiser ser o maior deve agir como o menor” (Mateus 20.25-28; Lucas 22.24-30). Exigiu que deixasse que lhes lavasse os pés, uma prática que só era exercida pelos escravos, a todos que chegavam na casa do seu senhor, e o anfitrião desejasse demonstrar honras ao visitante.



Jesus teve seus pés lavados por Maria, irmã de Lázaro e por uma mulher pecadora, anônima na casa de um fariseu (Mateus 12.1-11; Lucas 7. 26-47) Ele elogiou a pecadora que não sendo a dona da residência e nem moradora ou escrava no lar do fariseu, fez as vezes de cicerone e lavou seus pés com perfume caro. Com certeza estas mulheres foram consideradas grandes aos olhos de Deus!



Jesus, vendo o coração dos discípulos, desejosos do status de líder do grupo, usou como exemplo uma criança. Pegou-a no colo e disse-lhes: “Qualquer que receber esta criança em meu nome, recebe a mim, e qualquer que recebe a mim recebe ao que me enviou; porque aquele que entre vós todos for o menor é grande” - Lucas 9. 48. Com isso, Jesus explicou que o serviço do discípulo que é verdadeiro é desinteressado, pois uma criança é uma pessoa totalmente dependente em todos os sentidos, ela não tem como pagar os cuidados vitais que recebe. Quando alguém exerce este trabalho desinteressado, em nome de Jesus, tem a Jesus e a Deus em sua vida.



Mateus 5.22: O verdadeiro cristão respeita o próximo até em horas de conflito de idéias e interesses.



No Sermão do Monte, considerado um resumo do Evangelho, Cristo tratando de relacionamentos interpessoais conflitantes, proibiu o desdém ao próximo. Disse aos discípulos: “Qualquer que chamar a seu irmão raca será réu do fogo do inferno” Raca é um termo hebraico que equivale a tolo, estúpido, bobo, idiota, palhaço. É usado nos momentos de sentimento de superioridade. Ou seja, entre os verdadeiros discípulos de Jesus, na hora do debate acalorado o recurso cristão é o uso de argumentos bíblicos e jamais ofensas e menoscabos. Não existe liberdade para agir com críticas de ordem pessoal, com ironias, com galhofas.



Consultando um dicionário, vemos que a ironia é a única ferramenta de ação dos escarnecedores. O escarnecedor ao invés de amar a Deus e ao próximo, ironiza Deus e o seu próximo. O discípulo irônico não segue a Jesus, está está assentado na roda dos ímpios (Salmo 1.1).



Podemos entender, pautados nestas referências bíblicas, que o verdadeiro cristão é o que permanece na Palavra: é tolerante e respeitoso com seus desafetos, não dá vazão para o sentimento de superioridade, o seu objetivo é servir e não ser servido.



Lucas 9.49-50: O verdadeiro cristão não deseja monopolizar o Evangelho de Cristo.



Noutra ocasião, Jesus foi interpelado por João, porque havia visto um alguém estranho ao grupo dos doze expulsando demônios, cheio de zelo religioso impediu-o de prosseguir naquele ministério. Então, Jesus respondeu -lhe: “não o proíba, porque não há ninguém que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim, quem não é contra nós é por nós”. E falou da prática do amor fraternal também: “qualquer que der a vocês um copo de água porque são meus discípulos, terão um galardão, serão recompensados”.



A lição é: o verdadeiro discípulo reconhece que não possui o controle do cristianismo, prega e vive o Evangelho centralizando a mensagem de Cristo e jamais a sua própria pessoa e idéias.



Pratiquemos e incentivemos a todos a viver o Evangelho, seja no simples ato gentil de oferecer o copo d'água como também no de orar pelos enfermos e problemáticos.



Concluindo:



Sou este discípulo de Cristo descrito nesta linhas acima. Luto todos os dias contra a carne, procurando seguir as orientações de Jesus.



Enfim, sou um alguém que ama a Palavra de Deus e procura propagá-la sem o filtro das doutrinas denominacionais.

Postado por A Tua palavra é a Verdade às 19:40 Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz

Nenhum comentário:

Postar um comentário