Pesquisa no blog

sábado, 6 de outubro de 2012

Como Deus Se Revelou?





A Bíblia diz que Deus se revelou à humanidade de quatro maneiras diferentes:natureza, consciência do homem, Jesus Cristo e a Bíblia.

Natureza. Uma das formas de Deus se revelar ao homem é através da natureza. O universo, vasto e complexo como é, dá testemunho de Deus e de sua glória. Diz a Bíblia:

"Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estre­las que estabeleceste, que é o homem, para que te lembres dele?" (Sal. 8:3,4).

Entretanto, o testemunho da natureza nos fala de Deus de forma limitada. O Livro de Jó expressa este fato. 

"Prende as águas em suas densas nuvens, e a nuvem não se rasga debaixo delas. Encobre a face do seu trono e sobre ele estende a sua nuvem. Eis que essas coisas são apenas as orlas dos seus caminhos; e quão pequeno é o sussurro que dele ouvimos! Mas o trovão do seu poder, quem o poderá entender?" (Jó 26:8, 9,14). 

Contudo, o que o homem pode saber a respeito de Deus o deixa sem desculpa.

"Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis" (Rom. 1:20).


Consciência do homem. Deus também se revela através do espírito, ou mente, do homem. Todas as sociedades possuem um código de ética que lhes é inerente e que condena, universalmente, o roubo, a mentira, o homicídio, etc. O senso de certo e errado do homem testifica a existência de Deus. O apóstolo Paulo escreveu: 

"Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora não tendo lei, para si mesmos são lei, pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os" (Rom. 2:14,15).

Jesus Cristo. Deus também se revelou ao mundo através da pessoa de Jesus Cristo. 

"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem cons­tituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo" (Heb. 1:1,2).

O próprio Jesus declarou que veio à terra para revelar a vontade de Deus, o Pai. 

"Todas as coisas me foram entre­gues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar" (Mat. 11:27).

A Bíblia. Deus também se revelou por intermédio da palavra escrita: as Escrituras. A Bíblia é Deus revelando-se a si mesmo à raça humana. A Escritura refere-se a si mesma: 

"Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça" (II Tim.3:16).

Deus deu ao ser humano grande oportunidade de conhecer a seu respeito através da natureza, da consciência do homem, de Jesus Cristo e da Bíblia.


103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 

DON STEWART


Nenhum comentário:

Postar um comentário