Pesquisa no blog

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A marca do Mundo



Origem da tatuagem












A tatuagem é uma das formas de modificação do corpo (A modificação corporal é a alteração deliberada e permanente do corpo humano por razões não médicas) mais conhecidas e cultuadas do mundo. Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no 1*Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e 2*Nova Zelândia (maori), tatuavam-se em rituais complexos, sempre ligados a religião.
Em escritos antigos de Heródoto, chamado “O pai da história”, há citações sobre a existência de um povo muito antigo no norte Europeu que tinha o costume de fazer desenhos definitivos pelo corpo, esses povos eram denominados Pictus. Os Pictus não se tatuavam por vaidade. Acreditavam que as tatuagens lhes davam poder e força e que os desenhos ficavam impressos na alma para que eles pudessem ser identificados após a morte por seus antepassados.
No Taiti, segundo tradição local, a prática da tatuagem seria de origem 3*divina. Durante o Po’ (período obscuro) ela teria sido inventada pelos dois filhos do deus Távora Mata Mata Arahu e Tu Ra’i Po’ (aquele que reside no céu obscuro) que faziam parte do grupo de artesões. Eles inventaram a tatuagem e ornamentaram-se com um motivo denominado Tao Maro com o intuito de seduzir e tirar a virgindade de uma linda mulher, que era mantida prisioneira e vigiada por sua mãe; Hina Ere Ere Manua, movida pelo desejo de se deixar tatuar, consegue enganar a vigilância da mãe e é finalmente “tatuada”. Estes 4*ilustres antepassados são sempre invocados antes de se Iniciar uma tatuagem, a fim de que a tatuagem seja perfeita, que as feridas cicatrizem rapidamente e que os desenhos se revelem agradáveis à vista.
No Japão feudal as tatuagens eram usadas como forma de punição, tornando-se sinônimo de criminalidade. Para o japonês, muito preocupado com sua posição na sociedade, ser tatuado era pior do que a morte. Mais tarde, na Era Tokugawa, época de intensa repressão, ser criminoso se tornou sinônimo de resistência, popularizando a tatuagem. Foi nessa época que surgiu a Yakuza, a máfia japonesa.
Os imperadores romanos determinavam que, para não serem confundidos com súditos mais bem afortunados, prisioneiros e escravos eram tatuados
Na América, tanto as tribos indígenas dos Estados Unidos, quanto as civilizações Maias e Astecas, eram praticantes da tatuagem. Para os Índios Sioux, tatuar o corpo servia como uma expressão religiosa e mágica. Eles acreditavam que após a morte, uma divindade aguardava a chegada da alma e exigia ver as tatuagens do índio para lhe dar passagem ao paraíso.
No oriente em países como China e Japão, a tatuagem estava vinculada às divindades configuradas no símbolo. Os líbios tatuavam-se para a deusa Neit, os egípcios para Atargatis e na Síria para deuses diversos.  Em nações como Israel, Palestina, entre outras da região, não existia tatuagem.
Hoje na Israel moderna, questões como se os atos podem abalar a identidade judaica, também entram na discussão, como por exemplo um judeu que faz tatuagens, as autoridades religiosas geralmente enfatizam o risco da assimilação do povo judeu ao abandonar os mandamentos e tradições do judaísmo. 5*Em 1942 Durante a Segunda Guerra, os nazistas tatuavam um número no corpo dos judeus para identificá-los como prisioneiros nos campos de concentração.
No Islam, existe versículos proibindo a tatuagem. Narrou Abullah bin Yazid Al-Ansari: “O Profeta (saws) proibiu o roubo, e também proibiu a mutilação ou alteração dos corpos.” (Bukhari, Livro 43,654).
1* No Egito o povo de Deus foi retirado, eles reclamaram por isso, no Egito tinha tudo o que eles precisavam, mas não tinha o mais importante, DEUS.
2* Lendas e outras tradições, a tatuagem distinguia seres humanos mortais de divindades e espíritos.
3* Luficer quando caiu, quis perverter as coisas de Deus, motivando os seres humanos com tendências e novas idéias, tudo isso contribuía para separar o homem de Deus, coisas de aparência efêmera.
4* “Ilustres antepassados que são sempre invocados“, os mesmos são os anjos caídos, que se rebelaram contra Deus.
5* Hitler fez isso para humilhar o povo de Deus, porque ele sabia que na história, a tatuagem era a marca para mostrar os escravos.

A tatuagem no Mundo Moderno
A tatuagem foi introduzida no Ocidente no século XVIII, com as explorações que colocaram os europeus em contato com as culturas do Pacífico. Nessa época não existiam tatuadores profissionais, mas alguns amadores já estariam a bordo dos navios e em grandes portos. Na segunda metade do século XIX, as tatuagens viraram moda entre a realeza européia.
A palavra tatuagem origina-se do inglês tattoo. O pai da palavra “tattoo” foi o capitão James Cook , que escreveu em seu diário a palavra “tattow”, uma onomatopéia do som feito durante a execução da tatuagem. A partir de 1920 a tatuagem foi ficando mais comercial, tornando-se mais popular entre americanos e europeus. Eles acharam muitos clientes nas décadas de 1950 e 1960. 6*Durante muito tempo, nos EUA, a tatuagem esteve associada a classes sócio-econômicas mais baixas, aos militares, aos marinheiros, às prostitutas e aos criminosos.
Pessoas no mundo moderno fazem tatuagem para se diferenciar ou ser aceito em um determinado grupo (“Pois que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou o que dará o homem em troca da sua alma?“. Mateus 16.26).
Fazem tatuagem por amor a uma pessoa. (“O homem misericordioso faz bem a si mesmo, o homem cruel destrói a sua própria carne”. Provérbios 11:17).
Fazem tatuagem em recordação a uma pessoa muito querida que morreu (“Deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos; tu, porém, vai e anuncia o reino de Deus. ” Lucas 9:60).
6* EUA, considerado o berço evangélico, deturpado com coisas de outras nações.
7* Outros riscos relacionados à tatuagem apontados pelo estudo incluem reações alérgicas, HIV, HEPATITE B, infecção de fungos e bactérias.
7* Estudo feito por pesquisadores da Universidade da Columbia Britânica, EUA (Revista Veja divulgou essa pesquisa).

A Marca de Deus
Segundo a bíblia, nosso corpo é templo do Espírito Santo,  tatuagem é, de certa forma, uma depredação desse templo. “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?. Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. ” I Coríntios 6:19-20.
É claro que não encontramos na Bíblia, principalmente no Novo Testamento, um mandamento do tipo “Não farás tatuagem”. É isso que os crentes liberalistas abraçam. “Já que não há mandamento contrário à tatuagem, então podemos tatuar livremente o nosso corpo”, afirmam.
Somente um crente desejoso de andar segundo a Bíblia se dá ao trabalho de encontrá-los e passar a segui-los no dia-a-dia. “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. ” Romanos 12:1-2.
Satanás no começo dos tempos, incutiu no coração do ser humano a tatuagem, com o intuito de adoração ao deuses. “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. ” I João 2:15-16.
Existe o livre arbítrio, porem o Senhor dos Senhores nos fala. “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. ” I Coríntios 6:12.
No versículo seguinte Deus fala: “os alimentos são para o estômago, e o estômago, para os alimentos; mas Deus destruirá tanto estes como aquele. Porém o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo. “  I Coríntios 6:13.
No dicionário Aurélio, a palavra impureza quer dizer: s.f. O que há de impuro, de estranho numa coisa. Coisa no dicionário significa: s.f. Tudo o que existe; todo ser inanimado, animado, real ou aparente.

Finalmente, para a compreensão final,  o Senhor nos fala
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco. ” Filipenses 4:8-9.
“julgai todas as coisas, retende o que é bom;” I Tessalonicenses 5:21.
“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,” Hebreus 12:1.
Em que os princípios contidos nas passagens acima se relacionam com a pergunta em apreço? Primeiro, ser cristão implica renúncia ao “eu”, à própria vontade. Segundo, vida cristã implica não amar o mundo nem o que nele há, tampouco conformar-se com a sua filosofia. E “mundo” aqui denota “o modo de viver das pessoas ímpias” ou “o sistema dominado por Satanás”. A tatuagem é própria desse mundo que tem o Diabo como príncipe.
Terceiro, tudo o que fazemos deve glorificar a Deus. Como pretendo fazer isso tatuando o meu corpo? Qual é a fama da tatuagem? Confronte-a com o princípio contido em Filipenses 4.8, de que devemos atentar para o que é de boa fama. Diante dos princípios da Palavra de Deus já mencionados, não há dúvida de que a tatuagem não combina com a vida cristã, ainda que não haja um mandamento expresso condenando-a.
Quarto, é impossível glorificar a Deus por meio de tatuagens, pois não devemos apenas evitar o pecado. O princípio contido em 1 Tessalonicenses 5.22 mostra que devemos evitar também a aparência do mal. E existem pecados e embaraços, como vemos em Hebreus 12.1. E estes podem se tornar piores do que pecados expressos mediante mandamentos. Alguém insistirá em dizer que não há mandamento quanto à tatuagem. De fato, é verdade. Mas, para que servem os princípios?
Quinto e último: Porém, mesmo que não aja um mandamento sobre tatuagem. Existe um versículo que raríssimas pessoas conhecem acerca da marca ou marcar o corpo, que era o nome original, que no século 18 o nome foi mudado para “tatuagem”.No Velho Testamento existe um versículo que fala sobre a proibição da tatuagem. “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.” Levítico 19:28 e Levítico 21:5 também explica.
Somente esse versículo, não deixa mais nenhuma dúvida. Esse mesmo versículo é usado no ensinamento segundo as leis judaicas. A Torá declara explicitamente que “não farás tatuagem em seu corpo. Vayicrá 19:28.”
Não há mandamentos sobre pecados novos. O Tentador é criativo. Por fim Cristo diz: Eu sou o bom pastor. As minhas ovelhas obedecem à minha voz. Eu conheço-as e elas seguem-me. Dou-lhes a vida eterna. João 10: 11a.27-28ª.
“Gálatas 6:17 – Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.”

(Oscar Correia)
 


http://www.lettersvitae.com/wordpress/?p=1706

Nenhum comentário:

Postar um comentário