Pesquisa no blog

sábado, 9 de abril de 2011

Alegria no sofrimento .


                                                  
Escrevendo suas recomendações finais aos filipenses, Paulo conclama: “Regozijai-vos sempre no Senhor...” (Filipenses 4:4).

“Pensando bem”, dizem alguns crentes, “não há muita coisa neste mundo para alegrar a gente”. Na realidade, vivendo em um mundo que, sistematicamente, só nos traz tribulações, sentir alegria não revelaria uma certa imaturidade ou insensibilidade? 

Entretanto, mesmo vivendo intensamente as conseqüências da maldade de um mundo que não gosta do Senhor, o apóstolo insiste em que devemos regozijar. O verbo usado por Paulo não é um simples “ficar alegre”. Regozijar é uma qualidade de alegria consciente, voluntária, com pleno conhecimento de causa. Em outras palavras, como crentes, mesmo sendo alvo das tribulações do mundo, nossa estrutura espiritual deve ser construída de tal maneira que descubramos, NO SENHOR, razões suficientes para profunda alegria. É lógico que o segredo está exatamente nisso: NO SENHOR, na comunhão com Ele, ultrapassamos as superficialidades do mundo e, trabalhados pelo Espírito, conseguimos sempre regozijar-nos.
                                                          Alegria no sofrimento.
                                                              John MacArthur.
                                                                                                                                                 

A alegria é um dos aspectos do fruto da vida controlada pelo Espírito Santo de acordo com Gálatas 5.22: "Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança". Somos exortados a regozijar-nos em qualquer tipo de situação e em todas as coisas: "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos" (Fp 4.4); "Regozijai-vos sempre" (1 Ts 5.16). Na realidade, há apenas uma razão para os crentes deixarem de se alegrar: quando pecam. Considere o que disse Davi em conseqüência de seu pecado: "Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário" (SI 51.12).

Jamais deveríamos trocar a alegria pela casmurrice, amargura ou negativismo, simplesmente porque as coisas não estão como gostaríamos que estivessem. Todavia, é característico dos crentes deixarem que as circunstâncias, dificuldades, confusões, tribulações, problemas econômicos, agressões, desavenças, expectativas ou ambições não cumpridas, relacionamentos tensos, e assim por diante, desequilibrem-nos e lhes roubem a alegria.

No capítulo 1, vimos uma exposição de motivos pelos quais os crentes passam por provações, e concluímos que eles, de fato, devem esperar por tais dificuldades, e acreditar que o Senhor tem um bom e glorioso propósito para isso. Em meio a qualquer circunstância difícil, trava-se a luta pela manutenção da alegria. O apóstolo Paulo é um grande exemplo de sucesso nessa luta. O Novo Testamento não registra que Paulo houvesse permitido que qualquer circunstância lhe roubasse a alegria no Senhor. Pelo contrário: quanto maior a adversidade, mais persistente mostrava-se ele em exprimir sua alegria.

Paulo alegrava-se apesar das dificuldades, porque seu principal propósito e meta era ver a causa de Cristo anunciada. 

Um comentário:

  1. A PAZ DO SENHOR! Texto edificante!!
    Esse mundo não pode nos dar alegria, paz e amor, porque ele não tem. Esse em que vivemos não tem nada para nos oferecer, só uma vida passageira, porque na Palavra de Deus diz que somos como um favor de chaleira. Mas só Cristo tem isso e muito mais para nós, só podemos viver em Paz neste mundo com o pensamento voltado para Cristo, com uma vida de santidade, graça, porque Ele nos garanti a vitória. A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA. Disse Jesus: Deixo-vos a Paz e a minha Paz vos dou não vo-la dou como o mundo a dá, não se turbe o vosso coração e nem se atemorize. (João 14:27)
    Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33)
    Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas. (Salmos 34:19)
    Os dois servos de Deus numa prisão na meia noite cantavam e regozijavam ao Senhor, SÓ DEUS PODE NOS DAR A PAZ, E NINGUÉM MAIS.
    FICA COM DEUS ...

    OBS.: Me alegro muito com seus comentários e suas visitas ao meu blog, fique ciente também que você sempre continuará em minha lista de orações, pois sempre oro para todos que visitam o meu blog para que sejam edificados e abençoados pelo Senhor. Mas que Deus continue sempre lhe abençoando lhe acrescentado a sabedoria e a alegria e a Paz eterna. Muitas vezes os problemas da vida se empenham em roubar nossa fé e alegria, nos vemos em lutas dificieis mas se esfocemos para que fiquemos em pé, para que tenhamos sempre a certeza de que seremos sempre felizes e que a vitória será sempre nossa pelo SANGUE DE JESUS. Lhe recomendo uma postagem de meu blog que tem por título " VERDADEIRO AMIGO" que tem por base a aflição que todos passamos, que quando estamos fracos é aí que somos fortes. Como podemos entender essa frase?

    http://blogevangelicomaranata.blogspot.com/2011/03/verdadeiro-amigo.html#more

    SEJA EDIFICADO EM NOME DE JESUS.

    ResponderExcluir