Pesquisa no blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O fim da história - por PAULO BRABO


A igreja é o corpo de pessoas que vive depois do genuíno fim da História.

Questionado candidamente por   PAULO BRABO

Estocado em Goiabas Roubadas

Ao proclamar e viver dentro da memória subversiva do evangelho de Jesus, ao revelar a natureza triúna do Deus sofredor, ao testemunhar o reino de Deus e o senhorio de Jesus e ao anunciar o perdão dos pecados, a igreja profere um enfático “não” à declaração de Fukuyama de que a História terminou com a vitória do capitalismo de livre-mercado e com as democracias liberais ocidentais. Essa quádrupla proclamação está fundamentada numa escatologia cristã que declara que foram a crucificação e a ressurreição de Jesus que assinalaram o fim da História.
A História não terminou com a queda da União Soviética; ela terminou dois mil anos atrás quando um pequeno grupo de mulheres visitou a sepultura de um revolucionário tombado, e encontraram-na vazia. Foi uma voz angelical, não uma voz do Departamento de Estado norte-americano, a anunciar o fim da História. Foi um anjo a dizer: “Por que vocês buscam entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui: ele ressuscitou.” A igreja é o corpo de pessoas que vive depois do genuíno fim da História.A História terminou quando Deus levantou Jesus dentre os mortos e revelou-o como o Senhor da História.
A igreja, portanto, é o corpo de pessoas que vive depois do genuíno fim da História. Concluída a História, a igreja declara e encarna a nova criação de todas as coisas. Jesus é o verdadeiro fim da História, e a proclamação e a vida da igreja são a verdadeira chave da História. É este elemento externo do cristianismo que gente como Fukuyama é incapaz de compreender. Ele afirma:
Os homens provaram-se capazes de suportar as mais extremas adversidades materiais em nome de ideias que existem somente no domínio do espírito, quer seja a divindade de vacas ou a natureza da Trindade.
Quando a igreja ocidental voltar a encarnar fisicamente essa quádrupla proclamação, o poder do liberalismo de livre-mercado e das democracias liberais serão reveladas como o fogo de palha que são, e não como uma força monolítica capaz de levar a história a seu fim. A igreja, portanto, continuará a amar, a sofrer, a perdoar, a proclamar e a confrontar os poderes em meio a Babel até o retorno de seu Senhor – que trará o verdadeiro telos/fim e a consumaçãode toda criação e de toda a história.
Daniel Oudshoorn
Poser or Prophet







2 comentários:

  1. Graça e Paz irmão!
    Parabéns pelo seu blog, e muito obrigadopor seguir o meu blog Teologizar, seja bem vindo!
    Austri junior

    ResponderExcluir
  2. olá querido irmao!!
    Graça e Paz do Senhor Jesus!

    Que bom receber seu comentário, q bençao.

    Sim, qdo for posso avisa-lo, mas geralmente essas viagens (trabalho) sao realizadas na maior correria desse mundo. Mas haverá oportunidades p/ eu ir com mais tranquilidade.
    Entao moras perto de Congonhas? Nossa!! Sao Paulo é uma loucura de cidade, mto movimento. Nós que moramos no interior qdo estamos na capital percebemos a grande correria q é cidade grande.
    Mas deve ser mto bom morar em SP, muitas oportunidades surgem p/ todos.

    Deus abençoe sua vida e sua família.

    SEJAS USADO HOJE E SEMPRE,

    TU ÉS UMA BENÇAO,
    EM JESUS
    SUELY

    ResponderExcluir