Pesquisa no blog

sábado, 10 de maio de 2014

Proteja sua igreja em um simples passo





POR TIM CHALLIES 

Recentemente, tentei demonstrar como uma igreja se autodestrói. Há uma triste progressão que começa com as pessoas se tornando envergonhadas da verdade. Não mais disponíveis e desejosas de suportar a sã doutrina, elas se livram de quem diz a verdade e acumulam para si mesmas mestres que são compatíveis com suas próprias paixões. Inevitavelmente, elas logo param de ouvir a verdade e vagueiam em direção à mitos.
Tudo isso é demonstrado no capítulo 4 da segunda carta a Timóteo. À face desse tipo de problema, Paulo justapõe a mais simples solução: a pregação. É tão simples quanto esse único passo, esse único compromisso. A igreja que permanece fiel a Deus é a igreja que permanece fiel à Palavra de Deus. A igreja saudável é a igreja que prega. Aqui, como vejo em 2 Timóteo 4.2, estão as instruções específicas de Paulo para o tipo de pregação que glorifica a Deus e protege a igreja.
Pregue Expositivamente
“Prega a palavra”. Não basta simplesmente pregar; precisamos pregar a Palavra. Uma pregação só é poderosa na medida em que é fiel à Bíblia. Não há nenhum poder inato na forma de pregação; o poder da pregação vem da fonte da pregação.
Acredito que a forma mais fiel de se pregar a Palavra é pregar expositivamente, para se ter certeza de que o ponto do texto é o ponto do sermão. Mais do que qualquer forma de pregação, essa restringe o pastor à Palavra de Deus. A pregação expositiva depende de um pregador e de uma congregação com as bíblias abertas.
Pregue Persistentemente
“Quer seja oportuno, quer não”. Há um chamado à persistência aqui. A pregação vai e vem na igreja. Há tempos em que a pregação é amada e tempos em que é odiada. A pregação expositiva vai e vem também e não estamos distantes dos ditos experts que nos dirão que essa forma de pregação levará a igreja ao colapso. “As pessoas não querem saber o que Filipenses diz, elas querem saber como solucionar os problemas da vida!”. Mas esse tipo de pregação fiel e baseada na Palavra precisa ser feita quer seja oportuno ou não, quando é popular e quando é, lamentavelmente, impopular.
Quero parar um momento para falar com os Novos Calvinistas. Amamos a nossa pregação. Não toleraremos nada menos do que a pregação expositiva nos nossos púlpitos e conferências. Mas eu acredito que temos que nos perguntar se gostamos desse moldes porque Deus diz que é bom ou se o amamos porque, pelo menos por enquanto, outras pessoas dizem que é bom. Quando a moda seguir seu curso e a pregação expositiva perder seu brilho, ainda a amaremos?
 Pregue Praticamente
“Corrige, repreende, exorta”.  A pregação  deve ter uma dimensão prática. Embora a pregação ensine sobre Deus, ela faz mais do que isso. Ela também nos ensina como honrar a Deus e como viver para a Sua glória. Saber sobre Deus é bom, mas insuficiente. A pregação deve salvar almas, transformar vidas e nos estimular em direção à santidade. Nossa pregação deve corrigir, confrontar e reprovar a falsa doutrina; deve repreender, confrontar e corrigir nossas formas pecaminosas de viver; deve exortar, treinar e encorajar as coisas que honram a Deus. Pregar não é apenas arremessar granadas santas no colo dos ouvintes, mas encorajá-los e se importar com eles.
RELACIONADOS
Pregue Pacientemente
“Com toda a longanimidade…” Deve haver um elemento de paciência para a pregação e na pregação. O pastor deve ser paciente com a forma da pregação, nunca se cansar dela e nunca perder sua confiança na bondade e eficácia dela. E, enquanto isso, ele deve pregar com grande longanimidade para com sua congregação. Os melhores mestres são aqueles gentis e pacientes. A melhor pregação anda junto dos cristãos, os lidera e os encoraja ao crescimento, semana após semana e ano após ano. A melhor pregação é um molde da paciência que Deus tem para conosco ao crescermos passo a passo em conhecimento e santidade.
Pregue Doutrinariamente
“… e doutrina”. Nossa pregação deve ser cheia da verdade cristã. Paulo insiste que as pessoas que se afastarem de Deus não suportarão a sã pregação ou a sã doutrina, exatamente o que Paulo recomenda aqui. A melhor pregação é consistente com a sã doutrina e a prega. Esse tipo de pregação não é um sermãozinho para cristãozinhos, mas o completo conselho de Deus extraído da Palavra de Deus.
Olhando para um futuro onde as pessoas não tolerarão a verdade, Paulo diz a Timóteo para continuar fiel ao seu chamado central: liderar a igreja com e através da Palavra de Deus. Foi o dever de Paulo para Timóteo 2000 anos atrás e, hoje, o mesmo dever chega a você e a mim. Como povo de Deus vivendo na era dos ouvidos com coceira, devemos permanecer confiantes e comprometidos com nada mais do que a fiel pregação semana após semana da Palavra preciosa de Deus.
Traduzido por Kimberly Anastacio | Reforma21.org | Original aqui
Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário