Pesquisa no blog

domingo, 17 de julho de 2011

Conhece-te a ti mesmo –

 Martyn Lloyd-Jones


Todos concordamos em que devemos examinar-nos a nós mesmos, mas também concordamos em que a introspecção e a morbidez são ruins. Mas, qual a diferença entre examinar-nos a nós mesmos e nos tornarmos introspectivos? Entendo que cruzamos a fronteira entre o auto-exame e a introspecção quando, em certo sentido, nada mais fazemos senão examinar-nos, e quando esse auto-exame se torna o fim -dominante e principal da nossa vida. É de esperar que periodicamente procedamos a um exame de nós mesmos; mas se o fazemos sempre, sempre pondo, por assim dizer, nossa alma em um recipiente para dissecá-la, isto é introspecção. E se passamos o tempo todo falando aos outros de nós e de nossos problemas e inquietações, e se vamos toda a vida a eles com uma carranca, dizendo: «Estou com um grande problema», isso bem pode significar que ficamos o tempo todo centralizados em nós mesmos. Isso é introspecção e, por sua vez, leva-nos à condição conhecida como morbidez.

Eis aqui, pois, o ponto de que devemos partir. Conhecemo-nos a nós mesmos? Conhecemos o perigo específico de cada um de nós? Sabemos bem a que estamos especialmente! sujeitos? A Bíblia está repleta de ensinamentos sobre isso. A Bíblia nos exorta a que sejamos cuidadosos quanto à nossa força e à nossa fraqueza. Pensemos, por exemplo, em Moisés. É-nos dito que ele era o homem mais manso que o mundo já conhecera; e contudo. . . seu grande fracasso teve ligação precisamente com esse tema. Afirmou sua própria vontade e se zangou. Temos que vigiar nosso ponto forte, e temos que vigiar nosso ponto fraco. . . Se sou naturalmente introvertido, tenho que tomar cuidado com isso, e devo alertar-me a mim mesmo, não seja o caso de que inconscientemente venha a deslizar para a condição de morbidez.

O extrovertido deve, do mesmo modo, conhecer-se e estar vigilante contra a tentação peculiar à sua natureza. Alguns, por sua natureza e tipo de personalidade que os caracterizam, são mais dados a esta . . .depressão espiritual do que outros. Pertencemos ao mesmo grupo de Jeremias, João Batista, Paulo, Lutero e muitos outros. Grandiosa companhia! Sim. . . mas você não pode fazer parte dela sem estar sujeito a essa exata provação.

Spiritual Depression, p. 17,18.

2 comentários:

  1. Ótima postagem!.

    O problema hoje em dia, tornasse justamente este; o homem não conhece nem a si mesmo, e julga conhecer os outros.

    Por desconhecer a si mesmo, é que muitos males acarretam a vida de muitas pessoas. O homem sempre acha que esta no controle da situação, e que nada fugirá do seu poder.

    No meio religioso, quantos não caíram ,vitimados por seus próprios instintos instigados pelo pecado?.

    Conhecer a si mesmo, é reconhecer a fragilidade humana em sua depravação. Pois,se assim o fizermos, Cristo assumira as rédeas da nossa vida guiará os nossos passos , nos caminhos da paz.

    Tal desconhecimento,faz com que os homens se coloquem diante de Deus aparentando serem grandes homens, ao passo em que vivem em sua presença como pequeninos menos de colo, perdidos no mundo. Que pena!!

    Que o Senhor continue ao teu lado irmão Iveraldo. paz e graça

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA QUERIDO EVERALDO!!
    TEXTO BEM EDIFICANTE
    QUE ESTE DIA PARA VOCÊ SEJA REPLETO DE VITÓRIAS E MUITA PAZ QUE EM TUDO DEUS SEJA CONTIGO, ABENÇOADO SEJA AS OBRAS DE TUAS MÃOS.QUE A PRESENÇA DO SENHOR ESTEJA CONTIGO ONDE VOCÊ CHEGAR EM NOME DE JESUS!!! FICA NA PAZ DIANA

    ResponderExcluir