Pesquisa no blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

SUPRALAPSARIANISMO – A BELEZA DA LÓGICA E DA DOUTRINA


Por Jason Grabulis
            Há dois pontos de vista principais de como Deus decretou salvar os eleitos de toda a eternidade: oinfralapsarianismo e osupralapsarianismo. O ponto de vista reformado dominante é o infralapsarianismo, mas célebres teólogos como Martinho Lutero, John Knox, Theodore Beza, Huldrych Zwinglio, Jerome Zanchius, eFranciscus Gomarus defendiam o supralapsarianismo. Ainda mais, três bem conhecidos teólogos modernos também têm defendido ardentemente o supralapsarianismo: Geerhardus Vos, Gordon Clark, e Dr. Robert Reymond.
            Aqui está uma breve análise dos dois pontos de vista com uma excelente atualização do supralapsarianismo que é convincente, bíblica e consistente logica e doutrinalmente.
Infralapsarianismo – refere-se à ordem histórica dos decretos de Deus na salvação. Assim eles ordenam os decretos de Deus na salvação como se segue:
1. O decreto de criar o mundo e todos os homens.
2. O decreto [decreto?] da queda de todos os homens no pecado.
3. O decreto de eleger alguns pecadores para a salvação e os reprovados para justiça.
4. O decreto de que a obra da cruz de Cristo realizaria a redenção pelos eleitos.
5. O decreto da obra da cruz de Cristo ser aplicada aos eleitos.
            Essencialmente, eles defendem que Deus primeiro decreta criar o mundo e permitir a queda antes de promulgar um princípio específico em Cristo entre os homens – assim “infra” depois do “lapso”, da queda. A ordem dos decretos segue a ordem cronológica da suposta execução na história. Infralapsarianos também defendem que a ordem deles dos decretos Deus distinguiu entre homens como pecadores e não entre homens como meramente homens – esta é a principal acusação deles contra o supralapsarianismo.
            Supralapsarianismo – refere-se à ordem lógica/teológica dos decretos de Deus na salvação. Assim, eles organizam os decretos como se segue: 
1. O decreto de eleger alguns homens para a salvação e os reprovados para a justiça.
2. O decreto de criar o mundo e todos os homens.
3. O decreto da queda de todos os homens no pecado.
4. O decreto de que a obra da cruz de Cristo realizaria a redenção pelos eleitos.
5. O decreto da obra da cruz de Cristo de ser aplicada aos eleitos.
            Os supralapsarianos defendem que o princípio de particularização da obra da cruz de Cristo e para quem é ela é o princípio unificador de todos os decretos – portanto ele vem antes “supra” da queda “lapso”. Porém, os infralapsarianos acusam a visão supralapsariana tradicional como distintiva entre homens como homens e não como pecadores. 
 Theodoro Beza- supralapsariano
            Porém, o Dr. Robert Reymond, antes do seminário teológico de Knox, faz um ajuste na visão histórica do supralapsarianismo. O ajuste que Dr. Reymond faz cria um esquema supralapsariano logica e doutrinalmente consistente. É como se segue:
1. O decreto de escolher alguns pecadores em Cristo e os reprovados para justiça a fim de manifestara graça de Deus dada aos eleitos.
2. O decreto de aplicar a obra da cruz de Cristo aos eleitos.
3. O decreto de realizar a obra da cruz de Cristo pelos eleitos.
4. O decreto de permitir a queda do homem no pecado.
5. O decreto de criar o mundo e todos os homens em e através de Adão.
            Assim, a ordem dos decretos é estruturada de acordo com como uma mente racional organiza um plano. A saber, uma mente racional começa com seu objetivo final e move-se progressivamente através de cada meio para alcançar aquele propósito. Portanto, a execução do plano é feita em ordem retrógrada de forma que o primeiro na realização é o último decreto e vice-versa.
            Adicionalmente, este esquema responde a crítica infralapsariana e retrata Deus como escolhendo os eleitos entre homens como sendo pecadores – resolvendo assim a crítica tradicional contra o supralapsarianismo.
Tradução: Francisco Alison Silva Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário