Pesquisa no blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Os deuses que criamos.

Resultado de imagem para amigo imaginario




    Conversando com pessoas cristãs ou não, falando a respeito das coisas de Deus, você já teve algumas percepções estranhas tais como:

    01 - Eu não conheço nada sobre Deus e essa pessoa conhece muito sobre Deus, preciso aprender mais, essa pessoa parece ser bem íntima com Ele, acho que vou pedir pra ela orar por mim... Fala das coisas da bíblia com tanta intimidade e até parece que viveu naquele tempo.

     02- Meu Deus! O deus que ela fala não é o mesmo Deus que eu conheço... O deus dessa pessoa não tem quase nenhum traço do Deus da bíblia, o Deus de Abraão, de Isaque e o Deus de Jacó, (Falaremos sobre este Deus adiante).O deus dessa pessoas é confuso, cheio de contradições, amoroso demais , vingativo demais, pensa como um humano e age como um humano, aceita suborno, esta sujeito aos caprichos dela, definitivamente...não é o Deus da bíblia.

      03- Essa pessoa não fala mais a respeito de  Deus,está afastada  das coisas  relacionadas a vida cristã como se tivesse sido grandemente decepcionada ou frustrada com Deus, é o que chamamos de desviadas, ela não fala abertamente mas  demonstra que “Deus” não foi honesto ou justo com ela e isso fez com ela desistisse de servir a um “Deus” que na hora que ela mais precisava  ele não estava nem ai pra ela, resolveu que é melhor viver a sua vida sozinha, sem essas coisas de igreja, oração, comunhão e leitura da bíblia.

       É sobre esta pessoa que vamos falar, vamos discorrer nestas poucas linhas o que a levou a abandonar Deus e a viver a  sua vida sem religião ou sem Deus, mas deixo uma pergunta no ar: Será que esta pessoa conheceu o Deus de Abraão , de Isaque e de Jacó ou era outro deus?
                                         O Deus de Abraão.

“Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.
Exôdo 3:6 (A R A)
E mais adiante esta escrito, “15 Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.
16 Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me apareceu, dizendo: Em verdade vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito.( Exôdo 3:15/16- A R A)
 
     Aqui está revelado quem é o Deus que a bíblia sagrada fala, o Senhor dos exércitos, o criador do universo, o criador de todas as coisas; mas o por que Ele se revelou a Moisés assim? O Deus de Abraão de Isaque e de Jacó, o que isso significa?

  Quando Ele fala para Moisés que é o Deus de Abraão Ele esta dizendo que é o Deus da fé,  Abraão foi o pai da fé , ao atender o chamado divino e sair da sua terra e do meio da sua parentela sem saber para onde ia confiando somente na palavra de Deus pela fé.

Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;
 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!
 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
 Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.Genesis 12:1/4)”.
E ainda “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.
 Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; Hebreus 11:8/9).
  
    Moisés teria pela frente uma tarefa muito difícil e muito árdua, uma missão quase impossível, uma missão que duraria quarenta anos, ele enfrentaria situações nunca antes vividas por alguém e ainda estaria guiando um povo numeroso e  difícil de lidar, diante a todas estas situações adversas era preciso muita fé, uma fé assim como a fé de Abraão; Ele poderia usar a sua força, a sua inteligência e ainda o seu poder mas nunca poderia vencer sem fé, por essa causa Ele se revelou como o Deus de Abraão, e tem mais um detalhe: Quando em um único capitulo uma mesma sentença é repetida por três vezes é porque o assunto é muito sério.

                                         O Deus de Isaque.

    Quando Ele diz que é o Deus de Isaque ele está dizendo que é o Deus do impossível, o povo Hebreu conhecia muito bem toda a historia dos seus antepassados e para eles era muito simples entender tudo isso, o nascimento de Isaque foi um grande milagre de Deus proveniente de uma promessa de Deus a Abraão, eles eram bem velhos, ele tinha quase cem anos e ela noventa anos, o nome Isaque , que significa ‘ ele ri’, ‘ risos’, veio porque Abraão e Sara ao saberem que teriam um filho riram diante da informação trazida pelo próprio Deus, por que para eles era impossível gerar um filho na velhice, “ Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos?” Genesis 17:17 e ainda, “Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer?
 Disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha?
 Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho.” Genesis 18:12/14.

         Quando Ele se revela como o Deus de Isaque  Ele está dizendo ser o Deus dos impossíveis, diante do mar vermelho, da rocha de Meribá, das águas de Mara e de outras dificuldades no deserto somente o Deus do impossível faria deles vencedores.

                                             O Deus de Jacó.

          O Deus que transforma caráter, Jacó significa literalmente ‘ aquele que segura o calcanhar’, Depois, nasceu o irmão; segurava com a mão o calcanhar de Esaú; por isso, lhe chamaram Jacó. Era Isaque de sessenta anos, quando Rebeca lhos deu à luz.Genesis 25:26” e ainda, “Disse Esaú: Não é com razão que se chama ele Jacó? Pois já duas vezes me enganou: tirou-me o direito de primogenitura e agora usurpa a bênção que era minha. Disse ainda: Não reservaste, pois, bênção nenhuma para mim? Genesis 27:36”, Jacó  também era conhecido como ‘enganador’,  esse titulo que ele carregava era muito forte e negativo, porém Deus mudou seu nome para Israel, “ aquele que lutou com Deus e prevaleceu” 
  "Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó.
 Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.Genesis 32:27/28”.
  Moisés precisava ser transformado assim como Jacó foi transformado, por isso Deus também se revelou a ele como o Deus que havia transformado Jacó.

               
             Os deuses que as pessoas criam para si são feitos exatamente com as mesmas características de quem as criou, sabem tudo o que elas sabem e conhecem as mesmas coisas que elas conhecem; são produtos da imaginação dessas pessoas, como um amigo imaginário, eles usam a mesma “consciência” do seu criador, se essas pessoas não conhecem o Deus da fé de Abraão, o Deus do impossível de Isaque e o Deus que transformou Jacó e servem a esse ‘deus’ elas serão decepcionadas porque nas horas difíceis eles não saberão como agir porque o seu criador também não sabe o que fazer, em algum tempo, na vida dessas pessoas ele simplesmente vai deixar de existir e a pessoa ficará muito decepcionada.

Naquele que apesar de conhecer todas as nossas fraquezas e limitações e nos ama incondicionalmente,
 Iveraldo Pereira.


3 comentários:

  1. Nossa simplesmente fantástica, essa analogia sobre o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó...

    É triste ter que concordar com o artigo, pois infelizmente as pessoas não conhecem a DEUS como ELE se mostra nas SAGRADAS ESCRITURAS, e diria mais assim como está escrito em "Oseias 6:4 O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
    Oséias 4:6 "; fico triste de ver pessoas que se satisfazem com o deus que não está escrito na Bíblia, e o pior não sabem nem defender a sua fé verdadeiramente, e acaba se tornando com o agua do mar citada em Thiago 1.

    Quando se conhece a DEUS de verdade, as duvidas, as incertezas e muitas questões começam a fazer sentido, e mesmo que as dificuldades venham a bater em nossa porta, ou que tenhamos motivos para duvidas da soberania de DEUS e tenhamos motivos para deixar de crer; conhecer verdadeiramente à DEUS transcende qualquer barreira que o homem possa ter, por entender a divindade de DEUS te faz crer que DEUS opera no silencio, que opera na dor, que opera ate naquilo que julgamos ser ruim ou mal, conhecer a DEUS é bater no peito e falar: "O SENHOR é o meu PASTOR e nada me faltará" então se nada de faltará é saber que nada é nada mesmo, dor e alivio, sofrimento e tristeza, morte e vida, fartura e miséria, derrotas e vitorias.

    DEUS é DEUS e continua sendo DEUS independente do que eu pense que ELE é ou da situação em que eu me encontre, compreender a DEUS só faz com que eu O reconheça em qualquer circunstância...

    Parabéns Iveraldo, ótima analise e super atual. 'QUE DEUS SEMPRE TE ABENÇÕE"

    Ass: Daniel

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Ivera, muuito bem colocado esta analogia! Continue nessa mesma pegada com o Pai, pois certamente ele fará resplandecer a sua glória atraves de vc!

    #ÉNoizNoPai


    Ah, estou aguardando aquela biografia.... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Felipe Lara, muito obrigado. Quanto a aquela biografia vc vai continuar esperando...depois conversaremos sobre isso.
      Iveraldo Pereira.

      Excluir