Pesquisa no blog

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A oração de Jabez





Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!


Falar sobre a oração de Jabez é sempre motivo de alegria, já que ela nos entusiasma e nos incentivar a persistirmos na constante busca da face do Senhor e isso fazendo de forma correta.  


Esta é uma pequena, mas eficiente oração. Uma oração eficaz não se define pelo tamanho ou pelas palavras que se usa (Rm 8.26). Embora façam parte, o cerne da mesma está contido na motivação do nosso coração em se colocar diante do Pai, disposto a obedecer a Sua Soberana vontade.

Esses detalhes fazem toda a diferença. Encontramos a oração de Jabez num dos livros menos pesquisados das Escrituras e num dos textos considerados por muitos, um dos mais cansativos de se ler. Há mais de 500 nomes nesta lista, mas, de repente, o escritor quebra a seqüência para falar sobre Jabez e sua oração. Desta, podemos tirar vários exemplos para estruturarmos melhor nossa oração.


Ø  A Oração de Jabez.



"E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e as tuas mãos forem comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido." [1 Cr 4:9-10].


Com essa simples oração, Jabez colocou toda sua confiança no Deus de Israel. Essa seção em 1 Crônicas é a única vez que ouvimos a respeito de Jabez na Bíblia. Jesus não o citou nos evangelhos e nunca ofereceu a oração dele como um modelo para nós. Nosso Salvador também não instruiu seus discípulos a repetirem essa oração diariamente para que pudessem usufruir as bênçãos de Deus em suas vidas.





Ø  Um Exame da Oração de Jabez nas Escrituras

Deus nos diz no verso 9 que Jabez era um homem bom e honrado, e mais honrado que seus irmãos. O registro histórico nos diz que Jabez foi um dos pilares da incipiente nação de Israel. A história registra que Jabez encorajou o estudo dos escribas daqueles tempos e uma cidade em que os escribas se congregavam para trabalhar e para viver recebeu o nome Jabez em homenagem a ele.




Quando Jabez orou, seu foco foi estritamente em seu Deus onipotente, maravilhoso e protetor. Em todos os quatro pedidos, Jabez manteve seu foco em Deus e na vontade soberana de Deus.


Ele não estava tentando forçar Deus a fazer algo contrário à sua vontade, nem manipular ou colocar Deus em uma situação constrangedora, que o obrigasse a agir de certa maneira. Jabez simplesmente fez quatro pedidos a Deus que eram a vontade e desejo do seu coração, e Deus respondeu por que o pedido de Jabez era coerente com sua soberana vontade.


Pedido 1: "Se me abençoares muitíssimo..." — Jabez queria as bênçãos de Deus na batalha contra os cananeus. Ele humildemente compreendia suas limitações em liderar um exército de soldados contra um inimigo feroz e determinado, de modo que naturalmente pediu que Deus o abençoasse.



Pedido 2: "...e meus termos ampliares..." — Naquele momento da história de Israel, Deus estava particionando seções da terra que tinha sido conquistada dos inimigos vencidos e dando essa terra aos líderes israelitas. Como essa terra permaneceria na posse da família, é fácil ver como esses líderes originais queriam uma boa área de terra. Se Jabez iria liderar seus homens na batalha, e obter a vitória, é fácil ver como ele queria que Deus o recompensasse com uma grande extensão de terra.



Pedido 3: "... e a tua mão for comigo..." Os cananeus não seriam um adversário fácil na batalha, embora Deus tivesse prometido estar com os israelitas e dar-lhes a vitória. Certamente, Jabez não queria tomar alguma ação no calor da batalha que desacreditasse Deus e desse a vitória para os inimigos. Assim, é fácil ver por que Jabez queria que a mão de Deus estivesse com ele.



Pedido 4: "... e fizeres que do mal não seja afligido!" — Como dissemos anteriormente, os cananeus praticavam a forma mais vil de feitiçaria de Magia Negra imaginável. Portanto, Jabez sabia que estaria enfrentando não somente os ferozes soldados cananeus, mas também o poder sobrenatural que estava por trás deles — as legiões demoníacas. Jabez conhecia bem o poder da feitiçaria, e sabia que estaria enfrentando os tipos mais terríveis de encantamentos e maldições demoníacas que seriam lançados contra ele.



Ele sabia que seria o alvo pessoal dessas maldições satânicas, pois era o líder da força militar. Jabez sabia que os mais poderosos feiticeiros cananeus realizariam rituais poderosos contra ele, para tentar evitar que ele os atacasse.



Assim, Jabez orou pedindo que Deus o preservasse dessas maldições malignas provenientes do poço do abismo! "Faças que do mal não seja afligido!"



Portanto, Jabez pôde comandar seus homens na batalha, certo da proteção de Deus. No entanto, a questão mais importante que quero enfatizar é que ele colocou o foco da sua oração em Deus, não em si mesmo.





Ø  “Foi Jabez mais ilustre que seus irmãos”




Você acha que Deus tem seus favoritos? É certo que Deus disponibiliza seu amor a todos, e Jesus veio ao mundo para que “todo aquele que clamar por seu nome seja salvo”.


Mas a história de Jabez, cuja oração fez com que ele recebesse de Deus o título de “mais ilustre do que seus irmãos” pode criar a idéia de que Deus tenha seus favoritos.




 Ele estava ansioso pelo dia no qual poderia dar um relatório daquilo que ele havia feito (2 Co 5: 9-10).




A lamentável alternativa não me atrai. Não quero chegar ao céu e ouvir Deus dizer: “Vamos dar uma olhada em sua vida, Bruce. Deixe-me mostrar-lhe o que eu queria para você e repetidas vezes tentei fazer através de sua vida… mas você não permitiu que eu fizesse”. Que fiasco.



Percebi que ganhar honra quase sempre significa deixar para trás expectativas medíocres e pressupostos confortáveis. Neste caso, porém, tudo isso tem pouco a ver com talento pessoal.


 Como é bom encontrar poucos “super santos” listados entre aqueles que Deus colocou em seu rol de honra (Hb 11). Em sua maioria, são pessoas comuns, nomes fáceis de subestimar, que tiveram fé num Deus extraordinário e miraculoso e que resolveram agir de acordo com esta fé.



O que eles descobriram foi uma vida marcada pelas bênçãos de Deus, provisão sobrenatural e liderança divina em todos os momentos de que dela precisaram.



Ø  A “Mão de Deus” sobre mim



Acho que a urgência – o aqui e agora – de servir a Deus é um dos mais esplêndidos aspectos de viver no rol de honra de Deus. Você começa a crescer mais do que a maioria dos cristãos julga ser possível.


 Pense sobre isso: como seria o seu dia se você acreditasse que Deus quer que suas fronteiras sejam alargadas a todo o momento e com todas as pessoas, e se você tivesse confiança plena de que a poderosa mão de Deus estaria dirigindo-o nos momentos em que você estivesse ministrando?





Ø  O ciclo de Bênçãos


Ao repetir aqueles passos, você colocará em ação um ciclo de bênçãos que vai multiplicar tudo aquilo que Deus é capaz de fazer em e através de você. Este é o crescimento exponencial a que me referi no capítulo anterior.


Você pediu e recebeu mais bênçãos, fronteira mais amplas, mais poder e mais proteção. Mas a curva de crescimento logo começará a se direcionar para cima.


Mas prometo que você fará uma associação direta: saberá, sem qualquer dúvida, que Deus tem aberto os armazéns do céu porque você orou.



Quero encorajá-lo a correr de volta para a presença de Deus e consertar o relacionamento, custe o que custar. Não desperdice nem um minuto sequer do milagre que Deus começou a realizar em sua vida. Há um bem indescritível esperando por você e sua família.


Ø  APOSSANDO-SE DA ORAÇÃO DE JABEZ


“E Deus lhe concedeu o que tinha pedido”



Quero desafiá-lo a fazer da oração de Jabez parte integrante de seu dia a dia. Para tanto quero encorajá-lo a seguir firmemente durante os próximos 30 dias o plano aqui descrito. No final deste período, você perceberá mudanças significativas em sua vida, e a oração estará prestes a se tornar um valoroso e contínuo hábito.



1.      Faça a oração de Jabez todas as manhãs e registre um diário, marcando num calendário ou num quadro que você separou especificamente para este propósito.

2.      Escreva a oração e cole-a em sua bíblia, na geladeira, no espelho do banheiro ou em qualquer outro lugar que o faça se lembrar de sua nova visão.



3.      Releia este livro uma vez por semana durante o próximo mês, pedindo a Deus que lhe mostre as idéias importantes que você possa ter perdido.


4.      Conte a alguém que você assumiu o compromisso de um novo hábito de oração, e peça a esta pessoa que lhe cobre o seu cumprimento.


5.      Comece a registrar em sua vida, especialmente os compromissos marcados por Deus e as novas oportunidades que você pode relacionar diretamente à oração de Jabez.



6. Comece a fazer a oração de Jabez por sua família, seus amigos e sua Igreja local.
É claro que aquilo que você apenas sabe sobre esta ou qualquer oração não vai trazer-lhe nada diferente.



 O que você sabe sobre libertação não vai libertá-lo de coisa alguma. Você pode pendurar a oração de Jabez nas paredes de todos os cômodos de sua casa e nada vai acontecer.



Somente aquilo em que você acredita e, por conseqüência, faz é que vai desencadear o poder de Deus para você e promover uma mudança de vida.


 Quando você age, está dando um passo rumo às melhores coisas que Deus tem para você.




Deus tem ampliado nossa fé outra vez. Há pouco tempo nos vimos fazendo uma pergunta completamente diferente: não pedíamos: “Senhor, alarga as nossas fronteiras”, mas perguntávamos: “Senhor, quais são as tuas fronteiras? O que tu queres que seja feito”?




É óbvio que as fronteiras de Deus abrangem o mundo todo. Está claro que sua vontade é que alcancemos o mundo – agora! Assim, nosso grupo de liderança começou a questionar de que maneira poderíamos fazer isto acontecer. Então, começamos a fazer a maior oração que podíamos imaginar: “Senhor, permite que alcancemos o mundo para Ti”.




Somos apenas humanos fracos que buscam ser puros e totalmente entregues a nosso Senhor, que querem o que ele quer para este mundo e que avançam de acordo com o poder e a proteção do Senhor para que isso aconteça agora.



Não sei qual o nome que você daria a isso, mas sempre o chamei de Milagre de Jabez.



Ø  Redimidos para fazer isso


Tenho visto coisas impressionantes acontecerem na vida de pessoas como você que sempre tiveram suspeitas de que Deus responde às orações audaciosas.



 Quando o menor raio de fé brilha em seu espírito, o conforto da verdade de Deus penetra em você e o faz instintivamente clamar: “Oh Senhor… peço-te que me abençoes”!



Também vejo em pessoas como você um entusiasmo crescente e uma ansiedade sadia por aquilo que vai acontecer em seguida.


Pois alguma coisa sempre acaba acontecendo. Suas expectativas espirituais passam por uma mudança radical, ainda que pareçam superficiais para outra pessoa.



Você sente uma confiança renovada no poder presente e real de suas orações porque sabe que está orando de acordo com a vontade e o prazer de Deus. Você sente no fundo de seu ser a convicção de que é certo orar assim.


 Sabe, sem qualquer sombra de dúvida que foi redimido para fazer isso: pedir ao senhor pelo bem maior que ele tem em mente para você, e pedi-lo de todo o coração.



Você vai mudar seu legado e espalhar bênçãos sobrenaturais por onde for. Deus desencadeará seu milagroso poder em sua vida agora mesmo. E, para toda a eternidade, ele vai derramar sobre você honra e deleite.




Nenhum comentário:

Postar um comentário