Pesquisa no blog

domingo, 10 de fevereiro de 2013

A livre interpretação bíblica protestante




"Em nenhum momento, o protestante pode alegar que outra pessoa lhe fez entender as Escrituras de maneira equivocada, pois a responsabilidade é sua de procurar a ajuda do Espírito Santo para que sua compreensão da Revelação seja correta"






Um dos argumentos mais incisivos dos católicos contra o protestantismo é a chamada livre interpretação bíblica que os protestantes pretensamente praticam. Dizem que aqueles que seguem os preceitos reformados erram ao acreditar que cada cristão tem a liberdade de interpretar as Escrituras como bem lhe aprouver.
Me lembro que esse era um dos argumentos favoritos do falecido senhor Orlando Fedéli e ainda muito repetido entre os católicos. Estes, rechaçam a suposta liberdade protestante afirmando que os homens comuns não têm autoridade para interpretar a Bíblia, pois somente a Igreja, por meio de seus representantes maiores, pode fazer isso.
Ocorre que tais afirmações são, de alguma maneira, simplistas e não encontram a questão principal do problema.
A interpretação livre das Escrituras, como preceito protestante, longe de ser um conceito relativista, que permite que cada pessoa tenha sua verdade e esta verdade tenha valor espiritual, é, de fato, uma chamada à responsabilidade de cada homem à busca da compreensão da verdade da maneira mais honesta possível. Ao se responsabilizar pela interpretação que faz da Bíblia, o protestante se coloca diante de Deus como aquele que dá contas pelo que faz. Ao interpretar erroneamente, seja por culpa, dolo ou má-fé, sabe que isso lhe será imputado.
Em nenhum momento, o protestante pode alegar que outra pessoa lhe fez entender as Escrituras de maneira equivocada, pois a responsabilidade é sua de procurar a ajuda do Espírito Santo para que sua compreensão da Revelação seja correta.
No entanto, qual a interpretação correta, se cada pessoa faz essa busca individualmente? Ora, da mesma maneira que interpretamos a realidade, interpretamos a Bíblia. Da mesma forma que não temos a liberdade de dizer que um elefante é cor-de-rosa e tem asas para voar, não temos a liberdade de trazer às Escrituras verdades que nela não estejam contidas. Na verdade, liberdade temos, mas isso não quer dizer que o absurdo que eventualmente dizemos tenha algum valor.
A responsabilidade de cada protestante é ser honesto o suficiente, e sábio o bastante, para compreender as palavras bíblicas em seu sentido real e mais profundo. E essa busca apenas pode se dar no âmbito individual. Isso não quer dizer que não possam haver intérpretes e mestres que ensinem a Palavra. Porém, mesmo estes, ao ensinarem, devem ser postos constantemente à prova, a fim de ser possível saber se o que falam está de acordo com que as Escrituras ensinam.
Da mesma forma como a realidade fala com o homem, as Escrituras falam com os cristãos. Da mesma maneira que ninguém pode acrescentar realidade ao mundo, mas, somente, absorvê-la e compreendê-la, a Bíblia não pode sofrer acréscimos, mas ser simplesmente compreendida. E a veracidade de cada interpretação depende de sua aproximação com a realidade.
Quanto aos meus amigos católicos, no fundo, apesar de aceitarem a hierarquia interpretativa, na prática acabam tendo que agir, muitas vezes, como protestantes, procurando encontrar o sentido real e mais profundo do que está escrito na Bíblia. Isso porque, tantas vezes, os dogmas não parecem claros, e algumas vezes nem corretos. Então, o esforço que fazem é tentar descobrir e entender o real sentido desses dogmas a fim de coaduná-los com o real sentido das Escrituras. Ao fazerem isso, acabam, como os protestantes, exercitando suas capacidades interpretativas e se lançando à compreensão individual dessas realidades. A diferença se encontra apenas no fato de os católicos crerem que os dogmas são inerrantes, juntamente com as Escrituras, enquanto apenas estas são inerrantes para os protestantes. No entanto, o esforço pela interpretação correta acaba sendo idêntico entre ambos cristãos e isso não pode ser ignorado.
Me parece que, no fim das contas, todos os cristãos, diante da complexidade da vida moderna, do excesso de informações e diversidade de interpretações bíblicas, estão se esforçando para, em suas lutas individuais, não se deixarem perder por ensinamentos que os afastem de Cristo. Para isso, precisam, ao menos neste ponto, agir como protestantes e, clamando pelo auxílio do Espírito Santo (aliás como Justino, o mártir, já ensinava), se abrir para que o real sentido das Escrituras seja bem compreendido e corretamente absorvido pelo espírito de cada um.



5 comentários:

  1. Todo e qualquer pessoa pode interpretar a Biblia ?
    A própria Bíblia proíbe a interpretação privada. Foi o que disse Pedro. 

    Devemos escolher apenas o que desejamos seguir na Bíblia e rejeitar o que não gostamos, ou, devemos aceitar a Bíblia por inteira ???

    Mas digamos que todos pudessem faze-lo. Façamos como os protestantes e evangélicos 
    e ignoremos a proíbição bíblica para a livre interpretação.

    Digamos que a tese protestantes está correta. Todo e qualquer homem com a "assistência" do Espírito Santo pode ler e interpretar a Bíblia.

    Assim, perguntamos:

    Quem está certo ???  Os pregadores da prosperidade que são "assistidos" pelo Espírito Santo ou os seus opositores que também são "assistidos" pelo Espírito Santo ?

    Quem está certo ???  O pregador do Aborto, o famigerado Macedo que, se diz inspirado pelo Espírito Santo ou todos aqueles que lhe condenam e que também se dizem inspirados pelo Espírito Santo ???

    Quem está certo ???  O pregador do aborto que, devidamente "assistido" pelo Espírito Santo chamou de endemoníados os cantores evangélicos ou estariam certos os cantores chamados por tal pregador de endomoníados que, também "assistidos" pelo Espírito Santo disseram que tal pregador está desesperado com a fuga de fiéis de sua denominação ?

    Quem está certo ??? Calvino que dizendo-se inspirado pelo Espírito Santo chamou de ignorantes e loucos que abusam das escrituras todos aqueles que atribuíram irmãos carnais a Jesus, ou, estariam certos os atuais seguidores de Calvino que, contrariando o mestre, mas dizendo-se "inspirados" pelo Espírito Santo consideram que Maria e José tiveram outros filhos carnais ???

    Quem está certo ??? Marinho Lutero que "assistido" pelo Espírito Santo batizava crianças, ou, os evangélicos que, dizendo-se inspirados pelo Espírito Santo, dizem que não se deve batizar crianças ???

    Quem está certo ??? Marinho Lutero que, dizendo-se inspirado pelo Espírito Santo exclamou:

    "Meu DEUS o que eu fiz ?  Um dia serão tantas seitas que nem poderemos contar. Cada cabeça será uma igreja"

    Ou certos estariam os evangélicos que dizem que todos podem interpretar a Bíblia ???

    E se todos são inspirados pelo Espírito Santo, por que apenas os católicos não podem "interpretar" a Bíblia ???  Onde está a proíbição bíblica para a interpretação católica e onde está permissão bíblica para toda e qualquer seita protestante possa interpretar a Bíblia a seu bel prazer ?

    Uma grande denominação brasileira propagou por anos que João Paulo II era a besta do apocalipse. Como se sabe, o pontífice morreu e nunca foi a besta do apocalipse. Tal denominação que está entre as maiores do país, dizia-se inspirada pelo Espírito Santo e repleta de "profetas".

    Pergunta-se: Quem está errado ? A denominação que nunca esteve inspirada pelo Espírito Santo, portanto, a tese do livre exame é falha, ou, o próprio Espírito Santo enganou-se e passou aos ditos "profetas" informação errada ?

    Ou ainda, o crente que sabe deste descalabro e reconhece a falsa profecia, hipocritamente, finge que tudo está bem e que tais "profetas" e tal denominação merecem crédito ?

    Eu gostaria de respostas objetivas e certeiras. E bíblicas. Nada de rodeios ou citações de versículos fora do contexto. Sem aquela costumeira embromação de pastor.

    ResponderExcluir
  2. Complementando. Todo protestante diz que não há um só homem infalível em matéria de fé e doutrina. Está correto isto ?

    Se não há um só homem infalível em matéria de fé e doutrina, por que pretende o protestante pregar para os demais se quem lhe escuta deve acreditar antes que não há um só homem confiável em matéria de fé e doutrina ?

    Ou será que cada protestante se considera infalível para si mesmo e condena a infalibilidade nos demais ?

    Por exemplo: O autor do artigo é protestante. Por certo, o autor considera que não há um só homem infalível em matéria de fé e doutrina.

    Imagino que isto inclua ele próprio. Ou não ?

    Ora, se ele mesmo se declara como alguém falho, como pretende que seu artigo seja lido ou uma vez que tenha sido lido, como imagina que este artigo seja útil para instrução e aprendizado ???

    Qualquer protestante que lê o seu artigo, deve lembrar antes que apenas a "Bíblia" é a palavra infalível de DEUS. Esta é a máxima protestante.

    Se por um lado a Bíblia é a palavra infalível de DEUS, as interpretações privadas, conforme tese protestante, são passíveis de falhas. Ou não ? Toda e qualquer interpretação protestante está certa ?

    Mas se todos são inspirados pelo Espírito Santo na leitura da Bíblia, por que alguém precisa de pastor ou de artigos como este que o autor escreveu ? Basta ler a Bíblia com a assistência do Espírito Santo e o próprio leitor e "interprete" chegará às mesmas conclusões.

    Se todos usam a mesma Bíblia e todos são inspirados pelo mesmo Espírito Santo, por que se dividem a cada dia mais em igrejas divergentes entre si ? Por que alguém precisa de igreja estando salvo e sendo assistido pelo Espírito Santo em sua leitura privada ?

    Imagine alguém que já está salvo e tem a assistência direta do Espírito Santo. Frequentar uma igreja e ouvir pregações de homens que não são infalíveis, teoricamente, pode comprometer a salvação do eleito. E se salvação obtida não pode ser perdida, então aí mesmo que Bíblia, igreja, pastor e dízimos não servem para nada. Afinal de contas, salvação garantida é salvação que não pode ser perdida faça o que fizer o crente. E se salvação pode ser perdida, por certo a igreja é o local mais perigoso onde o crente salvo e inspirado terá que conviver com pessoas que cometem falhas.

    Me expliquem por favor a luz da Bíblia, já que o protestante grita em alto e bom som: "Só a Bíblia".

    ResponderExcluir
  3. Caro Irmão e amigo "anônimo".

    Terei o maior prazer e será com grande honra responder sem 'embromação' todas as suas dúvidas e vou adiantando que não sou pastor, nem pretendo ser, nada pessoal... só não tenho vocação pra isso, mas vamos lá...

    Dentro das suas perguntas encontra-se muitas respostas, alguns dos seus conceitos são corretos e outros nem tanto, mesmo assim possuem base e sustentam-se em algum argumento bíblico, o que veremos em seguida.

    Gostaria de fazer isso por outro canal, não aqui pelo blog, já que a proposta não é essa,meu e-mail é iveraldopereira@gmail.com.

    Seu conservo, Iveraldo Pereira.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro você comete o mesmo erro de todo e qualquer protestante. Quem está obrigado aos "argumentos bíblicos" (citado por você) são vocês protestantes. Vocês creram em Lutero. Jesus não pregou a Bíblia. Jesus não ensinou Sola Scriptura. Os apóstolos não ensinaram Sola Scriptura. DEUS não falou do céu no teu ouvido ensinando Sola Scriptura. A Igreja não ensinou Sola Scriptura. E a Bíblia não ensina Sola Scriptura. Sem contar que os cristãos dos primeiros 350 anos não tinham nem mesmo Bíblia e por certo, sem dúvida alguma, eram cristãos melhores e mais provados na fé do que os cristãos de hoje que possuem Bíblia. De onde você tirou que tudo temos que provar e verificar na Bíblia ?


    Quando você vota você consulta a Bíblia ?

    Quando você escolhe um colégio para os teus filhos procura na Bíblia ?

    Quando você quer fazer dieta você consulta a Bíblia ?


    Quem está obrigado ao Sola Scriptura é o evangélico e o protestante que seguiram o critério criado por Lutero.

    Nós seguimos a Igreja que é definida pela Bíblia como coluna e sustentáculo da verdade.

    O próprio Pedro diz que interpretação alguma é de caráter particular.

    O eunuco da rainha pediu explicação admitindo que as Escrituras são de dificil compreensão.

    As escrituras são úteis para aprendizado. Útil é útil. Suficiente não é útil. É útil estudar para a prova. Mas pode-se passar no exame sem estudar, mas apenas prestando atenção nas aulas.

    Lembre-se meu caro e gentil evangélico, a Bíblia existe por causa da igreja. A Igreja veio antes. A Bíblia é filha da igreja e não sua mãe.

    Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo 'Anônimo', graça e paz.

    Este blog não tem (nem pretendo que ele tenha) a moderação de comentários, ele existe desde 2010 e foi criado para compartilhar com alguns amigos e irmãos artigos sobre a nossa fé, ( nós protestantes).
    A grande questão é em quê e como o Senhor crer, nós (protestantes) temos a nossa regra de fé, os católicos e as outras religiões possuem as suas regras de fé , nós defendemos as cinco solas da reforma.
    Bem antes de Lutero outros homens iniciaram o processo da reforma e não "cremos" em Lutero, como o Senhor sugere, não cremos em homens.

    Por favor, entre em contato comigo por E-mail, a proposta do blog não é este tipo de discussão que não vai nos levar a nada.

    Iveraldo Pereira.


    ResponderExcluir