Pesquisa no blog

terça-feira, 26 de junho de 2012

Caridade.



"E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana,
piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus."
A palavra caridade tem alguns significados, entre eles destacamos os dois principais: Amor de Deus e amor para com o próximo. A palavra caridade também se entende por fazer esmolas, ajudar o próximo etc. Torna-se dever do cristão fazer caridade, mas para a salvação é necessário ter fé e tendo fé a caridade vem como frutos da fé porque a fé sem obras é morta, mas a caridade sem fé também nada vale, Tiago disse que mostraria a sua fé pelas suas obras e a Palavra de Deus diz que sem fé é impossível agradar a Deus, (Hebreus 11:6 e em I Pedro 1:5 e 9) está escrito que o fim da fé é a salvação. Paulo diz em (Efésios 2:8) que a salvação vem pela graça por meio da fé, (Judas 3) nos manda batalhar pela fé para salvação e não diz pelas obras porque as obras sem fé nada resolve.
Está muito claro que a salvação é pela graça de Deus como diz Paulo em (Tito 2:1 “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens”. A caridade em si não trás salvação ela é conseqüência e fruto da fé de um verdadeiro cristão, sabemos como Tiago diz que a fé sem obras (caridade) é morta, porem, sem fé é impossível agradar a Deus, (Hebreus 11:6). 

O Apostolo Paulo em (I Corintios 13:3) usa a palavra caridade em lugar de amor e não de esmolas e etc. E ainda que distribuísse toda minha fortuna para sustento dos pobres (caridades, esmolas) e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado e não tivesse caridade (amor) nada disso me aproveitaria. É só ler os versículos seguintes para se ter certeza que Paulo usou a palavra caridade em lugar de amor.

Chegamos á conclusão que a fé sem obras é morta porque as obras revelam e aperfeiçoam a fé, (Tiago 2:22) e sem fé em Cristo a dita caridade (esmolas, ajudas) tornam se nulas da mesma maneira que a fé sem obras é morta, uma acompanha a outra sem  tirar seus próprios atributos.

Nunca podemos desvirtuar o plano da salvação que Deus nos outorgou por Jesus Cristo. Precisamos crer pela fé, Paulo diz; “crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e tua casa”.

Não existe outro meio de salvação, ninguém consegue salvação com esmolas obras de caridade, mas somente pela graça de Deus por ela e somente por ela e nunca por obras, a única Obra que vale é a que Cristo realizou no Calvário. Boas obras é dever do salvo. 

Após a salvação o cristão passa a realizar não só as obras de caridade, mas todas as boas obras. Cornélio era homem de oração e fazia muitas esmolas as quais subiam diante de Deus, mas Deus lhe ordenou que chamasse a Pedro para ensinar-lhe o caminho da salvação, (Atos cap.10), só as esmolas não resolveu, precisava algo mais.

Creia em Cristo, leia a Bíblia.

Pr. Ismar Vieira Malta



Nenhum comentário:

Postar um comentário